" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 7 de julho de 2010

A aula da Espanha

Juntando todas as partidas do Mundial, a Alemanha jogava, nitidamente, um futebol superior e muito mais envolvente do que a Espanha. Até a semifinal. Até o jogo mais decisivo até agora. Até se deparar com o show de Xavi, Alonso, Iniesta, Pedro, Villa e Cia. Até receber uma verdadeira aula de jogar futebol.

Sim, a Alemanha não jogou. Só olhou. Assistiu ao show da equipe de Del Bosque, que envolveu completamente o sistema defensivo alemão.

Schweinsteiger, o craque da seleção alemã, dado como grande candidato a craque do torneio, foi sufocado pelos meias espanhois, tendo que se preocupar muito mais em marcar do que jogar. Incrível. Surpreendente. A Espanha, antes de mais nada, foi inteligente. E muito competente.

A aula reunia diferentes lições. Como tocar a bola com maestria;como se recompor após perder uma bola no campo de ataque com extrema rapidez e eficácia;como explorar os erros do adversários, por mais obscuros que eles pareçam;como esquecer o passado e só pensar no presente/futuro;como mandar para casa um grupo de jovens que vinha encantando o mundo;como se comportar como uma seleção campeã mundial, mesmo não tendo tal título.

A professora Espanha foi exímia, fantástica, praticamente perfeita. Dominou os alunos alemães, que foram aplicados e comportados. Afinal, não teria outro modo. Foram obrigados a assisitirem à aula. E sem reclamarem ou tentarem pará-la. Assistiram-na. Só resta saber se assimilaram as lições. O futuro irá dizer. Quem sabe em 2014...

Um comentário:

  1. Olá td blz...
    Não acho que foi assim um grande jogo, foi um grande jogo de um time só... A Alemanha realmente decepcionou, isso pelo que vinha apresentando.
    Parabéns a La Fúria.....

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com