" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Por que duvidar do Botafogo

Joel Santana é um excelente técnico para campeonatos de pontos corridos. Motivador, se reinventou com o tempo, sem deixar de lado, é claro, o estilo "paizão" de ser com os jogadores. Sabe, como poucos no Brasil e no mundo, ter um grupo em mãos. E se o Botafogo está em terceiro lugar, rotulado por muitos como candidato ao título nacional, grande parte disso devido a seu treinador.

Pois foi Joel que pôs Leandro Guerreiro no seu paraíso particular, a sobra. Atrás da dupla de zaga, o volante alvinegro faz sua estrela brilhar como um terceiro zagueiro, quem às vezes é mais líbero que zagueiro. Encaixar Marcelo Mattos no time, recuperar Edno e Jóbson, fazer Caio jogar em mais de uma posição, entre outros, também são méritos exclusivos de Joel Santana.

Contra o São Paulo, o comandante alvinegro foi corajoso e audacioso o suficiente para tirar - ainda que obrigado - um volante e um lateral e colocar um meia e um atacante. Com apenas quarenta minutos de jogo. Uns dizem se tratar de sorte, outros de experiência, mas a palavra que melhor resume isso é competência. Joel é competente demais no que faz. Trabalha duro. E colhe os frutos.

Mas, então, por que duvidar deste Botafogo?

Por mais difícil que seja de acreditar, os motivos são muitos. A começar pelo fator casa. Tido como o estádio mais moderno do Brasil, o Engenhão se encontra, atualmente, com um gramado em estado sofrível, coberto de areia e buracos. Isso prejudica qualquer time que necessite vencer e jogar bem. Como Botafogo o de Joel. Além do mais, a torcida não tem feito seu papel já há algum tempo.

No último domingo, numa perfeita oportunidade(muito bem aproveitada pela equipe) de se aproximar dos líderes, era mais que plausível um estádio lotado, abarrotado de alvinegros. Apenas 25 mil pagaram ingresso, frustrando boa parte dos jogadores, que, mesmo assim, venceram merecidamente o São Paulo.

A escassez de um destaque diferenciado merece também ser destacada. Tê-lo é quase uma pré-condição para conquistar o título brasileiro, sobretudo na era dos pontos corridos. Foi assim desde 2003, com Alex destroçando o campeonato com a camisa do Cruzeiro. Duas exceções fogem à regra, porém: o Santos de 2002, que jogava um futebol bastantemente coletivo, e o Flamengo de 2009, que possuía dois grandes destaques(Pet e Adriano).

O Botafogo não tem um destaque assim dentro de campo. Joel faz esse tipo, mas no banco de reservas. Maicosuel está longe de ser o tal. Assim como Jóbson. Talvez quem esteja mais perto de sê-lo seja Jefferson, o paredão alvinegro, selecionável por Mano Menezes. E ainda assim, precisa de mais ótimas atuações para se consolidar como destaque absoluto da equipe, a ponto de fazer a diferença num campeonato equilibrado como o Brasileirão.

E, para terminar, problema de ordem técnica que põe em dúvida a "candidatura" do Glorioso de forma concreta e preocupante. Os laterais alvinegros são muito fracos. Tanto na marcação como no apoio. Muitas vezes, Joel chega a improvisar Somália ou Caio. Se tivesse, ao menos, um bom lateral ou ala, o Botafogo poderia gozar melhor da briga pelo caneco.

Um comentário:

  1. E ao Lucas, blz.
    Belo texto, foi muito feliz nesta sua ánalise.
    Joel acabou sendo postulado pela mídia como sendo um tipo meio ignorante, o verdadeiro zagueirão que virou técnico por não saber fazer mais nada. Sem contar que suas maiores glória tbm vem do futebol carioca, justamente no pior período(fim dos anos 90 e começo de 2000).
    Mas a verdade é que Joel sempre buscou se aperfersoar, gosta de estudar os adversários e principalmente, sabe tirar do jogador o que ele tem de melhor, e isso são poucos que conseguem fazer.
    Em relação ao fogão ser campeão, eu ainda prefiro esperar e ver se este elenco vai ter fôlego na reta final, ainda acho-o meio limitado, principalmente no banco de reservas. Mas como estamos falando de futebol e não de matemática tudo pode ser possível.
    Estou sentindo falta de vc ser meu seguidor, da uma passada lá no blog pra dar aqueal força, rssrss. Um abraço.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com