" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 17 de julho de 2011

O desgaste de Mano

O Brasil não empolgou como na estreia de Mano Menezes, em agosto passado, contra os Estados Unidos, mas jogou bem. Jogou pra frente, como todo time brasileiro que se preze, criou boas chances, dominou as quartas de finais diante de um acuado Paraguai...e nada. Esbanjando uma infeliz capacidade de perder gols, não passou de Justo Villar. Se não bastasse o zero no tempo normal, desperdiçou todas as cobranças de pênalti de forma vergonhosa. O resultado final é o pior possível: eliminação precoce na Copa América, num momento chave para o trabalho de Mano.

Como diz seu concorrente ao posto mais cobiçado pelos treinadores brasileiros, futebol é resultado. E Mano precisava de um resultado de expressão nessa Copa América. Mais do que um bom futebol, precisava de uma bela campanha no maior torneio de seleções das Américas. O oitavo lugar conquistado pela Seleção não é só o pior e mais vergonhoso da história do país, como também bastante desgastante para o treinador.

Apesar de "bancado" pelo chefão da entidade que "comanda" o futebol nacional, Mano encara a sua primeira grande crise à frente da seleção brasileira. Num cenário escasso de craques experientes, apostou nas duas grandes promessas do futebol nacional. E se deu mal. Neymar e Ganso não foram bem no torneio, e estiveram longe de decidir. Mano não os crucificou, mas acabou crucificado pela aposta.

Suas apostas, aliás, são responsáveis por grande parte de seus desgaste. Os seus prováveis problemas pessoais com Marcelo, do Real Madrid, e Hernanes, da Lazio, não justificam, jamais, as suas não-convocações. Andre Santos não vive grande fase sequer no seu clube, que por sinal é o mais poderoso da Turquia. Lucas Leiva e Ramires, os volantes de Mano, não conseguem ser participativos como foi Hernanes em todos os seus clubes. Pra piorar, os reservas são ainda mais questionáveis, como o meia Jádson, do Shakhtar, da Ucrânia, pouquíssimo acompanhado pelos brasileiros.

Essa incoerência, sobretudo nas convocações, mas que também atinge as substituições, causa imensas insatisfações na torcida e na crítica. Somadas aos resultados negativos, que minam ainda mais o seu projeto, desgastam o seu nome na Seleção. A sua competência tem tudo, no entanto, para prova o contrário. Juntamente com a sua seriedade e sua dignidade. O Brasil todo torce a favor.


Um comentário:

  1. Lucas,
    eu até acho que Mano é um cara inteligente, mas não da pra falar que o trabalho dele está sendo bom, muito o contrario. Mas é bem verdade que o elenco também não jogou nada, nada mesmo. Todos, do presidente ao ropeiro, é preciso rever e refazer o trabalho, e é bom os jogadores brasileiros entenderem que fama, prestigio e tradição não ganha jogo a muito tempo.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com