" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 7 de março de 2012

Messi, Neymar e a história sendo escrita

Cruel. O tempo é cruel. E também genial. O tempo é, antes de tudo, ambíguo. Da mesma forma como não nos permite ter noção da realidade com a velocidade com a qual passa, nos faz perceber quão importante foi o passado quando passa ainda mais veloz. A história sendo escrita aos nossos olhos, e sequer conseguimos perceber.O futebol, assim como o tempo, é cruel. Não nos deixa ter a noção correta do tamanho de alguns atletas. Do grau de importância de alguns gênios que estão marcando o nome na história.

O que Messi fez hoje, contra o Bayer Leverkusen, muitos outros já fizeram – talvez não no mesmo contexto, mas com os mesmos números. O que Messi faz há anos poucos fizeram. Monstros fizeram. E a previsão do que Messi ainda fará é assustadora. Ele só tem 23 anos. E o mundo aos seus pés.

O que Neymar fez hoje, contra o Internacional, muitos já fizeram. Houve até quem já fez mais. Mas o que Neymar vem fazendo desde 2010 é algo de outro mundo. Do mundo de Messi, Pelé, Zico, Maradona. Do mundo da história do futebol. Craques consagrados em qualquer almanaque esportivo.

A história sendo escrita na nossa frente. E tem gente que ignora as manchetes, desliga a TV, ignora a internet. E ainda põe a culpa na mídia. Tem gente que é difícil de ser entendida. Gente que briga com a verdade, com os fatos, com um dos maiores prazeres dessa vida.

No show de Messi, na magia de Neymar, quem ganha é o futebol.

Hoje não se merece discutir quem foi, é ou será maior. Hoje é um dia para se brindar o bom futebol. A história. E viva Neymar. Viva Messi.

Daqui a alguns anos, vou poder chegar para meu neto, abrir um sorriso e dizer: eu vi Messi e Neymar jogarem. Até lá, haverá recursos suficientes para o fazer voltar no tempo e viver um sonho. Sonho que nós não percebemos que estamos vivendo.

Um comentário:

  1. Para mim Messi é indiscutivelmente o melhor do mundo,mas também gosto muito de ver o Neymar jogar.

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com