" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 23 de abril de 2013

Baile do Bayern começou com os volantes e a melhor forma de anular Messi

Perguntado sobre qual seria o segredo do Barcelona, Guardiola respondeu de forma simples e direta: "Messi". Como marcar Messi? Esta é a pergunta que martela na cabeça de todos os treinadores que enfrentam o Barcelona. Hoje, Jupp Heynckes não descobriu a fórmula secreta, mas foi capaz de selecionar ingredientes importantes que fizeram seu time atropelar o esquadrão catalão. O principal deles: anular quem faz a bola chegar até Messi.

No 4-2-3-1 que encanta a Alemanha e a Europa, o time alemão começou o jogo pressionando. Sufocando o Barcelona no campo de ataque. Sem a bola, esbanjava preparo físico na recomposição. Assistia ao time espanhol tentar impôr seu jogo horizontal de toques e mais toques e infiltrações com Messi. Mas a bola não chegava em Messi. Não, porque Javi Martínez e Schweinsteiger protagonizaram uma atuação perfeita na cabeça de área bávara. Jogando e marcando, anularam Xavi e Iniesta.

Mas e Daniel Alves? Jordi Alba? E Busquets, com seus passes verticais e rápidos? Eles não podiam servir o argentino? Até podiam. Mas não conseguiam. Faltava espaço, tempo, oportunidade. O Bayern não deixava. Pelos lados, os meias-extremos Ribéry e Robben acompanhavam os laterais culés e contra-atacavam nas suas costas. Pelo meio, Müller engolia Busquets com e sem a bola. Junto com Schweinsteiger, o garoto alemão foi um dos melhores em campo na tarde desta terça-feira, em Munique.

E assim Messi não jogava. E o Barça travava. Visivelmente fora das condições ideais, o argentino chegou a receber uma ou duas bolas em condições de fazer uma boa jogada. Mas parou na marcação adversária, quase sempre roubando bolas antes do Barça conseguir entrar na sua área. Menção honrosa para Dante, mais uma vez jogando por ele e por Van Buyten, em mais um dia inspirado, ajudando até nas jogadas ofensivas. Pelas laterais, Lahm bloqueava Sanchez e Alaba deitava e rolava sobre Pedro. O jovem lateral-esquerdo deu mais uma prova de sua recente evolução como titular do Bayern e fez um baita jogo, com direito a assistencia para o último gol.

Sem criatividade e sem Messi, a principal solução de improviso do time, o Barça sucumbiu aos erros defensivos. Tito Vilanova passou o ano inteiro improvisando jogadores na zaga, ao lado de Piqué. No jogo do ano, escalou um garoto. Bartra está quase pronto para jogar o campeonato espanhol. E muito verde para entrar em uma semifinal de Champions. A explicação dada pelo treinador era de que Bartra é o único zagueiro de boa estatura, e isso seria fundamental para marcar o jogo aéreo do Bayern e Mario Gómez. De nada adiantou. O Bayern venceu o jogo com dois gols resultantes de bolas alçadas à área, explorando a falta de comunicação da zaga catalã, que falhou em todas as bolas pelo alto.

Com a vatangem numérica desde o primeiro tempo, o Bayern parou de correr riscos e se fechou. O Barcelona partiu pra cima, de toque em toque, tentando achar Messi ou uma infiltração decente de Pedro ou Sánchez. Achou um contra-ataque sensacional puxado por Ribéry, que marcar o lateral até o fim e não desiste. De Ribéry para Schweinsteiger. Do melhor volante do futebol alemão e um dos melhores do mundo, para Robben. Ah, o Robben. Que corre sem parar e só corta para perna esquerda. Robben levou para a direita, ajeitou o corpo e fez um golaço. Logo em seguida, Müller completou o baile. Show alemão.

Esqueça os erros de arbitragem e a condição física de Messi, que entrou no sacrifício para um dos jogos mais importantes da temporada. Por mais que tenham sido decisivos, não são capazes de ofuscar o brilho da vitória alemã. Hoje, não tinha ninguém capaz de parar o Bayern e seus craques. Com 4 gols de vantagem e uma capacidade de contra-atacar excepcional, é quase impossível acreditar que o Barcelona conseguirá chegar a mais uma final de Champions League.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com