" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Os novos campeões

Como não reconhecer Pelé como um campeão brasileiro? Até a última segunda-feira, isso acontecia de forma natural. O homem que ganhou tudo no futebol, ao mesmo tempo, não ganhou o principal torneio de seu país. Porque, simplesmente, não teve a oportunidade de disputa-lo. Criado em 1971, o Brasileirão não teve a honra de ser jogado por craques como Pelé, Ademir da Guia, Nílton Santos...

Mas a CBF, enfim, apareceu. Decidiu. Agiu. E determinou que os títulos da Taça Brasil e do Robertão serão considerados como títulos nacionais, ou seja, como brasileiros. Finalmente, Pelé é campeão brasileiro. O Santos, agora, é octacampeão, assim como o Palmeiras. O Botafogo virou bi. O Fluminense, tri. E o Bahia entra na seleta lista de bicampeões, como o primeiro nordestino da história.

Tida pelos rivais como injusta, a medida proclamada pela maior entidade do esporte bretão no país é, no mínimo, coesa. Por envolver craques. Mitos. Gênios da bola. A justiça entra na questão da equivalência entre os campeonatos. Taça Brasil e Robertão sempre equivaleram a um brasileiro. Agora, é oficial. E com justiça. Parabéns, novos campeões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com