" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sábado, 9 de julho de 2011

Mano não pode ser culpado por todos os erros da Seleção

É comum a culpa do time cair na conta do técnico, especialmente quando o assunto é seleção brasileira. A cobrança é forte e a responsabilidade é grande, mas tem de haver coerência nas críticas. Afinal, como diz um ditado antigo do futebol, o treinador não entra em campo, não calça chuteiras, não joga. Ele monta o time, organiza o modo como esse time vai jogar, orientando seus jogadores. Mano Menezes não faz diferente. Faz do seu jeito, com as suas convicções, mas não pode ser culpado por falhas individuais dos jogadores.

No empate contra o Paraguai, por exemplo, Mano não pode ser tachado de "burro" pelos gols sofridos. Pois não teve a menor parcela de culpa se Thiago Silva, André Santos e Daniel Alves falharam nos gols. Ou se o meio-campo perdeu a bola por um erro de passe. É nisso que o torcedor brasileiro precisa pensar mais antes de criticar um trabalho ainda embrionário, que começa a ganhar corpo de projeto sério e competente.

Mano é culpado, sim, pelo fato do time ainda não funcionar. Pela falta de movimentação dos meias. Pela promessa de marcação por pressão que ainda não foi cumprida. E por questões de ordem tática e psicológica. Mas não por erros individuais. Não por um passe errado que resultou em gol adversário, ou por uma falha de marcação, um pênalti perdido...Apesar de ser ele quem escala os jogadores, ele não joga, não erra dentro de campo.

As críticas pesadas que o treinador da Seleção já recebe são, portanto, em grande parte, injustas. Como foram as que desdenhavam das convocações de Jádson e Fred, de longe os mais contestados da lista para a Copa América.

Por ironia do destino, foram eles que salvaram o Brasil neste sábado. Alternativa ao brilho individual de Ganso e Neymar, Jádson joga pelo coletivo. E arrisca mais que todo o time brasileiro. Num de seus chutes de longa distância abriu o placar. Fred foi ainda mais herói. No fim do jogo. Com um gol bem a sua cara. De artilheiro.

Um comentário:

  1. Lucas,
    concordo em partes com vc.
    Mano não pode ser culpado sozinho por esse futebol horroso que a seleção vem apresentando, afinal tem muita gente que não vem rendendo o esperado.
    Mas é ele quem escala, quem decide o esquema tático e por isso também é o maior culpado. Também tem o fato que ele teve tempo suficiente para trabalhar essa seleção...
    Guerra é assim, ninguém lembra dos soldados, apenas dos generais.

    BLOG DO CLEBER SAORES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com