" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Por que Damião




No seu primeiro planejamento, Mano Menezes trabalhava com a ideia de montar um time para 2014. E, logo de cara, já tinha na cabeça algumas peças que poderiam ser usadas até lá. Como a dupla de volantes formada por Ramires e Lucas Leiva. Na frente, Neymar tem vaga garantida, salvo por uma exceção catastrófica. E jogaria ao lado daquele que Mano considera o melhor centroavante para encaixar no time: Alexandre Pato.

Mas Pato não correspondeu às expectativas em 1 ano de trabalho. Sem ter uma grande atuação, foi titular sempre que esteve à disposição. No início, reclamava da falta de entrosamento. Agora, reclamam dele. Preciosista demais, perdeu gols que nenhum atacante pode perder quando briga por vaga no time titular. Principalmente quando se trata de seleção brasileira. E perdeu espaço.

A última lesão do atacante do Milan o tirou do amistoso contra Gana, abrindo espaço para Leandro Damião, o melhor centroavante em atividade no Brasil. Matador nato, o camisa 9 do Internacional não costuma desperdiçar oportunidades. Em todas as suas estreias, marcou o gol da vitória. Nesta segunda-feira, estreou como titular de seu país. E não foi diferente. Passe de Fernandinho, chute cruzado. Fatal. Gol de centroavante. Gol de Damião.

Camisa 9 clássico, que dá poucos toques na bola antes de concluir certeiramente. Atacante que sabe se posicionar dentro da área e tem velocidade para se movimentar fora dela. Damião é o cara do momento no Brasil. Ele cheira a gol. Por isso, merece ser titular da Seleção. É o centroavante ideal.

Pode não ser o cara que Mano esperava. O técnico da seleção sempre depositou muita confiança no futebol de Pato. Para ele, a 9 era uma das poucas camisas que tinha quase um dono certo em 2014. Hoje, Mano já não pensa assim. Não só porque Pato vai mal, mas também porque Damião se adapta ao time. Ao esquema.

Mesmo não tendo a mesma facilidade que Alexandre Pato tem para sair da área e buscar o jogo nas pontas, no meio, abrindo espaços para os meias que vêm de trás, Damião, aos poucos, se encaixa no 4-2-3-1 idealizado por Mano Menezes. Nesta segunda, deu provas disso. Foi um dos melhores do time. E marcou o gol da vitória como um 9 que Mano quer ver: saindo da área, fugindo da linha de impedimento e entrando cara-a-cara com o goleiro. Na conclusão, a precisão de sempre, o seu grande diferencial.

A cada dia mais, entre gols e mais gols, Damião prova ser o cara certo para vestir a camisa imortalizada por Ronaldo. E ser o novo cara de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com