" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Real x Barça: missões e tabus do maior clássico da atualidade

O poderio financeiro, o monopólio das candidaturas ao título nacional e os melhores jogadores do planeta transformaram Real Madrid e Barcelona nas maiores equipes da atualidade. A rivalidade regional que, ao contrário do resto do mundo, ofusca até mesmo os clássicos entre equipes mesma cidade, impressiona o mundo. Não há quem não se interesse por um clássico como esse. E se não bastasse tudo isso, ainda há disputas extras em jogo.

Entre a dura tarefa de parar a sensação do futebol mundial e vencer o jogo, o Real Madrid evita recorrer ao passado para contextualizar. Desde 2008 que os merengues não vencem os rivais blaugranas em casa, no Santiago Bernabéu, palco do jogaço deste sábado, às 19h de Brasília, 22h locais.

O Barcelona também não quer coloca pressão pré-jogo. Prestes a viajar ao Japão, precisa de uma despedida tranquila, sem crise e desespero. Precisa de uma vitória no Superclássico. Guardiola sabe disso. Por isso, jamais cogitou escalar um time misto visando o Mundial de Clubes. Entende, com razão, que é possível conciliar as duas missões. E nada melhor do que viajar embalado por mais uma vitória sobre o Real.

Mas não será qualquer Real. Pela frente, Guardiola terá um time surpreendente, como de costume. Tão criativo quanto o seu. Tão marcador quanto o seu. Com a mesma vontade, a mesma pegada. Provavelmente com Pepe na cola de Messi, e Xabi Alonso e outro volante correndo atrás da dupla mágica Xavi e Iniesta.

As estratégias serão muitas e o planejamento é duradouro. Clássico é clássico. E Real Madrid e Barcelona é muito mais do que qualquer clássico. Como parar Messi? Como anular Cristiano Ronaldo. Não tem muito o que pensar, planejar. É melhor torcer para fazer. E não levar. É jogo para se ganhar, gravar e palestrar. É clássico. É Real Madrid e Barcelona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com