" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 10 de abril de 2012

O dérbi da capital deve definir o campeonato espanhol




Madrid já respira o dérbi desta quarta-feira. Barcelona também. Apesar de Josep Guardiola afirmar considerar ser quase impossível se sagrar campeão espanhol, as chances dos catalães são reais. A quatro pontos do Real Madrid, o Barcelona tem uma tabela mais tranquila e o próprio confronto direto pela frente, dentro do Camp Nou. Tem, também, um clássico esvaziado contra o Espanyol, na penúltima rodada, mas que não deve servir de ameaça.

Fato é que, para ser campeão, o Barça precisa, antes de mais nada, secar e ganhar do Real. A primeira missão é, sem dúvidas, a mais complicada, pois não depende de suas próprias forças. De todas as rodadas restantes, é consenso na Espanha que o adversário com mais possibilidades de vencer ou arrancar pontos do Real Madrid é justamente o Atlético de Madrid. Na cabeça de Guardiola, as chances remotas do Barcelona passam pelo dérbi da capital.

Ainda que o time de José Mourinho tenha um compromisso bem complicado diante do Sevilla, em casa, a duas rodadas do fim. Não tão complicado como o clássico diante do Atlético, no Vicente Calderón - detalhe determinante. É muito provável que o Real passe fácil pelo Sevilla, apesar de se tratar de um time de qualidade. Mas muitos duvidam que o time merengue vença o clássico. Com razão. Hoje, o Atlético de Madrid é o maior rival do Real, depois do Barcelona. Mais até do que o Valência. Afinal, além das questões históricas e da rivalidade local, trata-se de um ótimo time, cada vez mais acertado por Simeone.

Por isso, é de extrema importância o dérbi desta quarta. Manchete de quase todos os jornais esportivos da Espanha, o Atlético de Madrid pode definir o campeonato. Junto com o Barcelona, obviamente. Caso vença seu rival madrilenho, o time de Simeone abre caminho para o Barça crescer em casa diante do Real, em mais um duelo histórico. A seu favor, José Mourinho tem o retrospecto recente. Em 5 dérbis, venceu os 5, com direito a goleada por 4 a 1 nesta temporada.


O interessante é como o resto do mundo observa o campeonato e aposta na reta final. Difícil achar algum crítico que confie, acredite, aposte todas as suas fichas no Real Madrid. Não só pelo momento conturbado pelo qual o time passa, mas, sobretudo, pelo concorrente ser quem é. O Barcelona atingiu um patamar no cenário mundial que, hoje, o faz favorito em qualquer campeonato que dispute. Algo capaz, até mesmo, de o fazer favorito em qualquer clássico contra o Real. E favorito ao título espanhol, mesmo estando a quatro pontos do líder Madrid.

Os vacilos de Mourinho e do Real podem custar um campeonato. Não vencer o bom time do Valência, no último sábado, em pleno Santiago Bernabéu não estava no script. Assim como perder pontos importantes para os times médios e pequenos. Se bem que, no roteiro de Mourinho, perder qualquer ponto para o Barcelona é inadmissível. Mas para todo o mundo, previsível. As últimas rodadas do campeonato espanhol serão emocionantes como há muito tempo não se via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com