" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 27 de julho de 2009

O novo Botafogo

Avaliado por muitos como candidato ao rebaixamento, Ney Franco já alguns esquemas para tentar fazer o Botafogo perder esse rótulo.Do 4-4-2 ao 3-5-2, as variações e trocas de jogadores foram intensas.Com a venda de Maicossuel, o time pareceu perdido, mesmo com a contratação de Lucio Flávio, cujas características são completamente diferentes das do Mago.
Contando com a ajuda de um fundo de investimento, o alvinegro trouxe Jônatas, Tony, Lucio Flavio, André Lima e Michael, este último sequer estreou.O objetivo dos negócios é tirar o clube desta situação.E, por incrível que pareça é o que o time vem fazendo.
Não que as novas caras sejam os principais destaques dessa recuperação, mas eles vem ajudando a compor elenco e até mesmo, como titulares, caso de André e Lucio(ex-botafoguenses).Além deles o Bota recuperou um jogador que vem rendendo muito bem.Pode-se até tratá-lo como um reforço, pois taticamente ele é um, e dos bons.Estamos falando de Renato, que teve boa passagem pelo Vasco em 2007.
Lucio Flavio tem como virtude o bom passe, porém é lento, precisava de algum armador para o auxiliar na criação, e dar mais velocidade nas jogadas.Com Renatio mais adiantado e fazendo esse papel, o camisa 10, mais recuado, vem jogando bem, distribuindo os passes como um falso segundo volante.
Outro destaque é Victor Simões.Além de jogar muito bem como centroavante, atual papel de André Lima, o Pantera está jogando como segundo atacante e tendo boas atuações, com assitências e gols.
Mas o ponto forte do time realmente é a bola parada de Juninho.O capitão alvinegro é responsável pela maioria dos gols do Fogão, sejam eles feitos por ele, ou com sua participação.Com suas cobranças fortes e envenenadas com muito efeito, Juninho é uma grande arma do Botafogo.Quando a bola não entra em suas cobranças, é normal um gol sair no rebote do goleiro ou da trave.Ele tem uma grande precisão nesse tipo de jogada.
O time não está completamente acertado.A defesa parece estar certinha, jogando com segurança.O meio está mais compacto e com um passe melhorado.O ataque está com mais força e poder de fogo nas finalizações.Porém, a certeza do técnico alvinegro de que o time não será rebaixado não se dá apenas por tais motivos.Ela se faz por mais alguns.Entre eles as cotnratações de Michael e Jônatas, que ao ganharem condição física, deverão ser titulares.E também, a volta do artilheiro Reinaldo, afastado por contusão no tornozelo desde a final contra o Flamengo do Estadual.
Com todos esses fatores citados acima, Ney Franco tem um time em suas mãos completamente diferente do campeão da Taça Rio deste ano.Contudo, tais mudanças, algumas necessárias, parecem estar afastando o time da "beira do caos" e novos ventos, ainda melhores, estão por vir pelo visto para a tranquilidade da torcida.

Um comentário:

  1. Eu particularmente acredito muito no Botafogo. É um clube organizado fora das 4 linhas, e vem tendo um padrão de jogo bem definido. Acredito que briga pelas primeiras posições.

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com