" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cristiano Ronaldo vale o que se paga por ele?


São 64 gols em 63 jogos. Uma média incrível para um centroavante. Antes fosse. Cristiano Ronaldo joga aberto pelo lado no Real Madrid de Mourinho, quase como um ponta, mas sempre entrando na diagonal e chegando bem perto do gol. Ninguém no time madrilenho conhece tão bem as redes como o português. Os torcedores se acostumaram a comemorar gols do craque. Sem dúvidas, a melhor fase de sua carreira está em curso. E sem data para terminar.

Na primeira divisão espanhola, por exemplo, somente duas equipes não sofreram gols do português: Sporting Gijón e Barcelona. Com 23 gols, Ronaldo é o artilheiro do campeonto, com quatro gols a mais que o melhor jogador do mundo, Lionel Messi.

No entanto, apesar dos números estarrecedores de Cristiano Ronaldo dentro de campo, a pergunta é inevitável: será que o português vale, mesmo, tudo o que o Real Madrid paga por ele? Só na contratação do craque, o Real desembolsou 94 milhões de euros. Além de isso, o camisa 9 merengue é, também, o jogador mais caro do planeta, pois recebe 12 milhões de euros por ano, 1 milhão a mais que o melhor do planeta, que veste a 10 do Barcelona.

Muitos são adeptos da teoria do título. "Jogador vale a pena ao clube quando ajuda este a conquistar algum título". Neste caso, Cristiano Ronaldo não vale quase nada ao Real. No entanto, essa teoria é imprecisa. E o marketing? Os direitos de imagem....Cristiano Ronaldo também faz muito dinheiro retornar aos cofres milhonários do Real Madrid. Muito dinheiro.

Por isso é muito complicado se chegar a uma conclusão para, enfim, responder a pergunta proposta no título. Pela média de gols e pelas atuações dentro e fora de campo, Cristiano Ronaldo vale, sim, um valor altíssimo. Talvez inimaginável. Porém, se formos pensar no ponto de vista das conquistas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com