" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 20 de março de 2012

O peso histórico de Messi e o futuro do Barcelona




Eis que ele ganha as manchetes novamente. Aos que não acreditavam que ele conseguiria fazer dois gols, hoje, contra o Granada, e se tornar o maior artilheiro da história do Barcelona, Lionel Messi respondeu com três golaços.

Duzentos e trinta e quatro gols em pouco mais de trezentos jogos. O maior de todos no Barcelona. Em números, em teoria, na prática. Aos poucos, vamos aprendendo o significado desse gigante de 1,69 metro para a história do futebol. Um dia, teremos noção do que representa hoje Lionel Messi. E poderemos contar para nossos netos o monstro que tivemos o privilégio de acompanhar.

Mas vale a pena ir além. É possível Messi ultrapassar Pelé. Por que não? O conservadorismo não pode implicar na análise calculista. Há muito tempo e futebol pela frente. Há Copas do Mundo. Há história para ser escrita. Fato é que, assim como o Rei do Futebol, Messi, mesmo ainda aos 24 anos, já tem o mundo a seus pés e já é comparado com os maiores de todos os tempos. Poucos têm a exata noção do que ele representa atualmente.

Um monstro que tem tudo a seu dispôr no time catalão. Incluindo companheiros brilhantes, como tinha Pelé no Santos da década de 60. O que jogam Xavi, Iniesta, Daniel Alves e Cia é brincadeira. As enfiadas de bola do lateral brasileiro, aproveitando a ótima movimentação do camisa 10 argentino, fazem uma diferença tremenda. Messi aproveita. Mata o jogo, entra para história. E o futebol agradece.

História é com esse pessoal. Como um rolo compressor, o Barcelona de Guardiola segue à procura de rivais. Na Espanha, vê o Real Madrid crescer às custas de seus tropeços. Na Europa, segue em busca de um rival à altura. E o futuro é ainda mais promissor. A garotada das canteras do clube agrada a todos, e já passa a beliscar vagas no profissional. Thiago e Rafael Alcântara, Cuenca, Tello...entre outros. Gente boa, nova, e de um nível tremendo. Isso é Barcelona.

Um comentário:

  1. Lucas,
    respeito sua opnião, mas não acho que Messi possa a ultrapassar Pelé. Alias, acho que nunca mais teremos um Pelé novamente. Não é protecionismo, muito menos por que Messi é argentino. Mas a verdade é que com 24 anos Pelé já tinha ganhado duas Copas e praticamente tudo que era possível. Também não vale cair no bordão que "naquela época o futebol era diferente". Coisa nenhuma, se bobear era té mais difícil, o nível técnico das equipes eram muito melhor que as de hoje, resguardando as devidas proporções. Pelé era muito acima do nível em um nível que já era alto.

    Messi é craque, sem duvida, muito acima damédia, merece ser o melhor do mundo como alias é. Mas ainda precisa fazer muito mais para chegar a Pelé.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com