" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 2 de agosto de 2009

Até o Lula !

O início de um desmanche prematuro do atual time do Corinthians vem mexendo com o brio de seu torcedor mais ilustre:o presidente Lula.Ontem, em Belo Horizonte, o presidente criticou o atual calendário do futebol brasileiro, defendendo o ajuste ao modo europeu e até mesmo, a criação de uma lei que impediria a venda de jogadores a Europa durante o Brasileirão.Tudo isso, devido às queixas feitas por ele mesmo às vendas de André Santos , Cristian e Douglas, que exemplificaram suas críticas ao calendário esportivo do Brasil.
A temível e interminável janela de transferências ao exterior afeta, principalmente, os grandes clubes brasileiros.O alarde é feito também pelo fato dela acontecer exatamente no meio do ano, época em que o campeonato começa a "esquentar" e a ganhar qualidade dos times que , até então, escalavam times reservas por estarem em competições de maior expressão, segundo os próprios.E todo ano é isso.Os empresários e olheiros, em sua maioria europeus, vem e lapidam rapidamente nossas " jóias", nossos talentos, enfraquecendo seus respectivos clubes e, conseqüentemente, o campeonato nacional.
O calendário brasileiro, diferente de quase todos no mundo inteiro, vem recebendo críticas de praticamente todos os dirigentes, treinadores e pessoas relacionadas ao meio.Com essa última de Lula, já se é ouvido nos corredores da sede da CBF que mudanças estão à vista.O incrível e inaceitável é que elas só aconteceriam a partir de 2012.Como se não fossem de total urgência, vide o altíssimo número de jovens que vão para o exterior sem jamais terem atuado profissionalmente no Brasil, ou poquíssimas vezes.
Além de impedir o torcedor brasileiro de ver um novo craque surgir e se identificar com seu clube de coração, o calendário brasileiro impede também que os times lucrem com uma boa e eficiente pré-temporada.O maior exemplo disso é nosso vizinho Boca Juniors.Lucrou , e muito, com os amistosos e torneios que disputou em suas pré-temporadas, permitindo inclusive a contratação de novos atletas.
O certo é que a mudança tem de acontecer.Seja em 2012 ou 2030, ela tem de acontecer.É lógico que quanto mais cedo, melhor.Isso serviria como mais um passo para a profissionalização da gestão do futebol brasileiro e seus dirigentes, que andam cometendo gafes inexplicáveis.
Se o ministro de esportes e a CBF não se pronunciam, Lula tomou as dores dos dirigentes dos principais clubes do Brasil e, de forma sensata, idealizou mudanças, indubitavelmente, cabíveis.

Um comentário:

  1. Eu sou entusiasta de uma mudança mais radical. Se pensarmos sobre o nosso calendário, veremos qual é o maior entrave: campeonatos estaduais. Estes também são os responsáveis por apequenar nosso futebol. Já começo a defender a ideia de que seria interessante se copiássemos o modelo argentino. Não necessariamente fazendo dois campeonatos. Mas fundamentalmente organizando as competições no tempo adequado, sem que fosse preciso passar por este divisor de águas, chamado - e já virou clichê, jargão etc. - de "janela".

    Até mais!

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com