" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 22 de junho de 2010

Sob a batuta de Tabarez, Uruguai brilha

'El mestre' Tabárez: organização e 'achados' num time que se supera a cada jogo



Contra a França, uma inteligente marcação no meio-campo deixou Raymond Domenech perdido. Mas de nada adiantou se fechar muito bem na defesa se o ataque ia mal. Então, foi a vez de mexer no sistema ofensivo. De novo, Oscar Tabarez se mostrou extremamente competente e com ótima leitura de jogo. Tudo que um técnico precisa ter. Foi quando teve a sacada de pôr Forlán de meia-ofensivo, atrás dos atacantes Suárez e Cavani, que passaram a jogar pelos lados. Deu muito certo. Claro que a defesa também colaborou. Resultado: goleada por 3 a 0 diante da anfitriã África do Sul.

Tudo que bem que o time de Parreira foi extremamente desorganizado e irresponsável, lançando-se ao ataque como um bando. E não como uma equipe. Definição que cabe perfeitamente no protótipo do time comandado por Oscar Tabarez. Organização é a palavra que os guia. E coragem. Isto, na verdade, nunca faltou. Mas quando está aliada à técnicoa, nãp sobra pra quase ninguém. E não sobrou para Parreira, nem para seus disciplinados volantes, perdidos na marcação do trio uruguaio. Quando, num lance de pura raridade e sorte, a marcação sul-africana encaixava no trio, eis que surgia Álvaro Pereira pela esquerda e Fernandez pela direita para armarem novas jogadas. E decidirem o jogo. Bela vitória, sob o olhar do comandante.


Ali Tabarez percebeu que o Uruguai tinha reais chances de se classificar. Bastava empatar com o audacioso time mexicano. Rápido e ofensivo, os mexicanos causaram extrema preocupação nas últimas noites de pouco sono do técnico sul-americano. Mas com extrema maestria e um olho tático impressionante, Oscar teve mais uma daquelas suas sacadas geniais: puxou Cavani para a ponta direita, deixando Forlán na armação das jogadas pelo meio, e conferindo espaço para Pereira surgir pela esquerda como um elemento surpresa. Novamente deu certo: 1 a 0 Uruguai e classificação garantida. Com estilo. Na liderança, o que não acontecia desde 1954, na Copa da Suíça.

De sacadas e observações à beira-campo, Oscar Tabarez vai se aproveitando da técnico de seus atacantes e da organização de seu meio-campo. A segurança que vem dando seus zagueiros também é fundamental para o sucesso da equipe. Sim, o Uruguai é um dos poucos times nesta Copa que podem ser chamados, justamente, de equipe. Com todas as letras. Pois, como quase nenhum outro, funciona como tal, com uma peça dependendo da outra, e assim por diante. Até pegar uma seleção diferenciada. Aí...o jeito é torcer. E rezar. Acima, o 4-2-3-1 usado contra o México

Um comentário:

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com