" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 6 de junho de 2010

Azares pré-Copa

O futebol é regido pelo acaso. E pelo azar. Estas máximas ficaram comprovadas neste período pré-Copa, quando diversas seleções perderam jogadores importantíssimos por contusões em amistosos e treinos, dias antes da maior competição do futebol, a Copa do Mundo. Depois de quatro anos para aparecerem, as lesões sérias que afastam os atletas por mais de um mês resolveram dar as caras agora, nas vésperas do torneio mais aguardado por todos os jogadores de futebol do Planeta.

Com exceção da séria lesão sofrida pelo ganês Michael Essien, em janeiro, pela Copa Africana de Nações, David Beckham, estrela mundial, foi quem deu início à série desagradável de contusões ao se machucar em partida válida pelo Campeonato Italiano. Em seguida, outros jogadores entraram para a lista infernal. O pior, no entanto, é quando elas afetam o craque do time, a estrela máxima. É o caso da Costa do Marfim, que se vê prestes a perder Drogba, que fraturou um osso do cotovelo e dificilmente estará apto a atuar no dia 10, estreia de seu país no Mundial.

Mais prejudicada que os Elefantes somente a Alemanha, mesmo. Após ver, meses atrás, o goleiro titular da seleção, Robert Enke, se suicidar, o técnico Joaquim Low terá de se contentar com um grupo extremamente desfalcado. Isto porque, dias antes do início da Copa, cinco jogadores titulares se contundiram e foram cortados da competição. Podendo substituí-los até 24horas antes da estreia, o comandante alemão pensa de uma forma um tanto quanto otimista: 'Não tem mais como piorar a situação', disse à uma revista alemã.

Sofrendo com isso desde 1970, o Brasil levou um susto na sexta-feira, quando Michel Bastos caiu no gramado no treino depois de receber um pisão involuntário de Elano no tornozelo direito, assustando a todos no local. A lesão, contudo, não preocupa e Michel deverá, inclusive, jogar o amistoso contra a Tanzânia, na próxima segunda-feira. A chance da Seleção conseguir, depois de 40 anos, chegar à uma Copa com todos os convocados em condições de atuar é grande.

Seja em amistosos ou em treinos, as lesões nunca pararão. O que espanta, no entanto, é como a frequencia delas aumentam conforme a estreia de uma Copa vai se aproximando. É algo incrível. No último sábado, Robben, ao tentar fazer um lance de efeito, se contundiu. É grande dúvida para a Copa. É, também, a grande estrela de sua seleção. Este exemplo ilustra bem o que são os azares pré-Mundial. Eles acontecem quando menos se espera. E as consequências não são nada agradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com