" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sexta-feira, 29 de outubro de 2010

50 anos de exagero




Exagero é a melhor palavra que define Maradona, como bem escreveu Mauro Beting, em seu livro "As Melhores Seleções Estrangeiras de Todos os Tempos". Desde o futebol até a vida fora das quatro linhas, tudo em Maradona ganha um tom exagerado.


Neste sábado, o homem mais exagerado do Mundo fará cinquenta anos. A Argentina irá parar para reverenciar o seu deus. A religião maradoniana é monoteísta e atrai um país inteiro e uma legião de fãs espalhados pelo mundo, com grandes concentrações em Barcelona e em Nápoles.


Dia 30 de outubro é Natal. Que exagero, porém não soa totalmente incoerente afirmar que, pelo menos para os argentinos, há 50 anos nascia o salvador da pátria. O homem capaz de levar o futebol argentino ao topo do topo. O homem mais vencedor e argentino dos argentinos. Diego Armando Maradona é a personificação de um povo inteiro.


Sábado deveria ser o dia Mundial do exagero. Todos nós deveríamos fazer algo exageradamente em homenagem ao Pibe. Evitando a ilegalidade, mas fugindo um pouco o politicamente correto. Maradona era um pouco assim. E não é exagero dizer que era mais ilegal. Fazia muita coisa errada. E mesmo assim era amado. Idolatrado. Rei. Dios.


Era pra ser obrigação de todas as redes televisivas da Argentina e - por que não? - do mundo inteiro recuperar as imagens do gol mais bonito da história das Copas. O de Maradona, contra a Inglaterra. Um exagero de beleza, estilo, velocidade, dribles, agilidade, maestria e finalização. Um exagero de gol. Aquilo nem deveria ser chamado de gol. Talvez de arte.


Exageros à parte, Maradona foi o melhor deste planeta. Pelé era de outro mundo. Mas fato é que o que o Rei do Futebol fazia com as duas pernas, Diego fazia com uma. E que perna. A esquerda de um gigante de 1,66m.


Maradona talvez tenha se igualado a Pelé. Exagero?Claro. Hoje pode.


Parabéns, Maradona!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com