" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Goiás heroico e os deméritos de mais um time fraco na história do Peñarol


O Goiás foi heróico. Injustiçado com um homem a menos - Everton Santos fora expulso injustamente -, teve muitos méritos para se classificar às quartas de finais da Sul-Americana. Com um 3-4-1-2 um tanto quanto defensivo, lutou até o fim. Com Rafael Moura inspirado e uma zaga consistente, levou a melhor sobre um time muito limitado. A classificação foi, de fato, conseqüência do grande demérito de mais um fraco time do Peñarol, o que já vem tornando-se normal na história recente do clube mais tradicional do Uruguai.


Apesar de atual campeão do torneio Clausura, o time uruguaio não pode ser considerado um bom time. Sequer conseguiu pressionar, dentro de casa e com o apoio de uma torcida apaixonada e motivada, o vice-lanterna do Brasileirão. Só foi conseguir controlar o jogo quando tinha um homem a mais em campo, faltando pouco mais de 10 minutos de jogo. E nem com a ajuda de Carlos Amarilla, conseguiu a vitória. Lamentável. Vergonhoso.


Sensacional é, sim, sua torcida, ao melhor estilo “torcida argentina”, do tipo que canta, pula, até o fim da partida. E depois dela. Mesmo com o fraco, mas acreditado time, eliminado da única competição sul-americana que disputa no ano. Impressionante o que a paixão dos uruguaios por futebol faz.


Pra onde foi a tradição do Peñarol? A força, a mística da camisa, a técnica de jogadores, o peso de atuar num clube tri-campeão mundial...Tudo sumiu. A equipe não tem um craque. Tem destaques inócuos, como o cativante, mas fraco tecnicamente, Diego Alonso, ou o truculento, porém selecionável, Arévalo, que esteve, inclusive, na Copa do Mundo.
Friamente analisado, não passa de um time de segundo na no Brasil. Reflete, acima de tudo, o atual momento do futebol uruguaio, cujas raras estrelas concentram-se, em massa, na Europa. A Celeste Olímpica, bi-campeã mundial não consegue formar, mais, bons times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com