" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Milésimo: vale a pena se humilhar tanto?

Pelé fez seu milésimo gol sob um Maracanã lotado, um ano antes de se consagrar como o maior jogador de todos os tempos na Copa do Mundo de 1970. Romário fez seu milésimo gol em São Januário, com o estádio bastante cheio, quase lotado, contra o Sport Recife, pelo Brasileirão de 2007. Há muitas semelhanças nas histórias de dois dois maiores esportistas de todos os tempos. Ambos ultrapassaram a marca de mil gols, ambos marcaram o milésimo por times grandes e em estádios de times grandes.

No entanto, as diferenças soam de forma mais aguda. Chamam mais a atenção. Principalmente pela fase da vida em que os dois marcaram o gol de número 1000 em suas carreiras. Enquanto Pelé tinha acabado de completar 30 anos, vivia convocado à seleção brasileira, Romário se empurrava rumo à fama internacional no auge de seus 40 anos. Para ser exato, no dia em que marcou o segundo gol mais importante da história do futebol mundial, o Baixinho possuía 41 anos.

E não é só pela idade que se tiram as conclusões, as diferenças. As consequências também foram diferentes. Ambos acabaram carregados pela torcida, choraram e deram zilhões de entrevistas, além de guardarem a famossa bola do milésimo gol. Mas a repercussão do milésimo de Romário foi totalmente avessa à do Rei. O oba-oba em 2007 rapidamente se cessou. Romário recebeu mais críticas do que elogios, na verdade. Aos 41 anos, muitos julgavam ser desnecessário Romário se esforçar tanto para fazer o milésimo. Como se o Baixinho só tivesse feito por fazer. Pra dizer que fez.

Idem ao eterno camisa 11, Túlio Maravilha opta por seguir o caminho de Romário. Aos 40 anos, faz metas e projeções para alcançar o tão sonhado milésimo gol. O ex-artilheiro do Botafogo-RJ, que hoje pertence ao Botafogo-DF, chegou a acertar um contrato de um jogo para atuar pelo Barras-PI. Três anos se passaram, mas a história de Romário promete se repetir na vida de Túlio. E com uma repercussão ainda menos. Ainda pior. Será que vale a pena?

Vale a pena se humilhar tanto pra chegar aos 1000 gols. Daqui a 10, 15, até 20 anos, o torcedor obviamente se lembrará do milésimo gol de cada um desses três jogadores. E dirá para os filhos, netos: "Pelé fez 1284 gols. Fez o milésimo num Maracanã lotado, em cima do Vasco. Romário fez pouco mais de 1000 gols. Fez o milésimo já no fim da carreira, ao 41 anos! E o Túlio...". Será que vale a pena se humilhar tanto para entrar pra história pela porta dos fundos. A porta que nem sempre leva as glórias máximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com