" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Surge o primeiro favorito na Libertadores

Foto: Globoesporte.com

Muito se falou no Corinthians, que acabou eliminado pelo Tolima. O Vélez Sarsfield tem um belo time, mas ainda não empolgou. A LDU é bastante temida devido a altitude de Quito, no entanto, fora de casa, pouco rende. O Grêmio tem um ótimo elenco, joga de forma ofensiva, porém ainda não encarou um adversário de peso, capaz de testar a equipe comandada por Renato Gaúcho. A verdade é que numa Libertadores sem o Boca Juniors é difícil achar um favorito logo no início da competição. Mas em 2011, apesar de apenas dois jogos disputados, ele já existe.


O Cruzeiro de Cuca não tem somente um dos destaques da edição passada da competição sul-americana e do Brasileirão-2010. Além de um meia cerebral, o treinador que chegou às semis do torneio em 2004 comandando o São Paulo também pode contar com a experiência e o talento de Roger, a versatilidade de dois volantes moderníssimos, sem falar da zaga segura e do ótimo goleiro, cobrado por muitos na Seleção Brasileira.


Se não bastassem tantos trunfos para escalar a equipe, Cuca ainda tem um diferencial no banco de reservas. Desde que chegou à Toca da Raposa, Wallyson nunca conseguiu uma sequência de boas atuações para provar o seu valor à direção azul. No entanto, a sorte parece ter entrado de vez para a vida do rápido e oportunista atacante. Depois de uma grande atuação pelo Campeonato Mineiro, foi a vez de brilhar na Libertadores. Jogando bem, mais perto do gol, a defesa do Guaraní(PAR) foi presa fácil para o jovem atacante revelado pelo ABC (RN).


Com dois gols, contribuiu de forma grandiosa para a goleada desta terça-feira, por 4 a 1, a segunda da Raposa na competição - na primeira rodada, o Cruzeiro venceu o Estudiantes, algoz de 2009, por 5 a 0. E parece ter virado o amuleto de Cuca. Neste meio de semana, ele foi titular. Mas a tendência é que volte para o banco de reservas já na próxima partida. Ou não. De qualquer forma, o treinador já está de olho em Wallyson. Resta ao atacante aproveitar as chances.


Melhor para os adversários se o time mineiro vivesse somente dos gols de Wallyson. Ledo engano. Foi só o novo xodó da torcida deixar o campo, para entrarem novos "artilheiros". Com o mesmo faro de gol, Farías e Thiago Ribeiro, ambos com status de titular mas amargurando a reserva, completaram o placar. Ponto forte dos times comandados por Cuca, o ataque do Cruzeiro já é o melhor da Libertadores, com incríveis 9 gols em dois jogos.


Pode parecer prematuro demais, todavia é inegável, ao menos, o favoritismo do Cruzeiro no seu grupo. Já na terceira rodada. Contra o Tolima, apesar de jogar fora de casa, o time mineiro tem todas as chances de sair da Colômbia com a vitória. O curioso é que o grupo era considerado o da morte antes da eliminação do Corinthians na Pré-Libertadores. Mesmo assim, não se deve tirar os méritos de um esquadrão extremamente competitivo, que recheia um elenco de ponta, comandado por um treinador repleto de virtudes.


Sem ignorar as dificuldades que podem surgir na fase de mata-mata, as possíveis evoluções dos adversários e, até mesmo, contratações a serem feitas pelos rivais, não se trata de um absurdo afirmar que o Cruzeiro é o primeiro e um dos grandes favoritos a conquista da Libertadores, cujo título está entalado na garganta de sua torcida desde 2009, quando perdeu a final em pleno Mineirão para o Estudiantes de La Plata. O tempo passa, as equipes mudam e as chances reaparecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com