" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 2 de março de 2011

Travado, Flu se complica na Libertadores




A situação que já era complicada se tornou dramática para o Fluminense. Com 4 pontos atrás do segundo colocado de seu grupo, o Tricolor precisará fazer milagre nos próximos jogos para conseguir se classificar para a fase seguinte da Taça Libertadores. Não restam mais alternativas senão vencer os três jogos, sendo dois fora de casa, contra o Nacional, em Montevidéu, e o Argentinos Juniors, em Buenos Aires. O jogo em casa é justamente contra o América do México, por quem a equipe acabou derrotada nesta quarta-feira, por 1 a 0, na capital mexicana.


Novamente, o Fluminense não atuou bem. Travado, parecia estar disposto a fazer de tudo para conseguir... o empate. Como um time pequeno, pouco atacou, fechou-se no 3-4-2-1 e acabou levando um gol numa das tantas falhas da insegura zaga composta por Digão, Leandro Euzébio e Gum. Desta vez, a falha foi mais de Digão, que escorregou e acabou dando condição para Márquez, livre, e em posição legal, marcar o tento da vitória.
Até Darío Conca, o craque do título brasileiro do ano passado, foi criticado nesta quarta. O argentino se esforçou, correu, tentou. Mas errou quase tudo. Muito mal na partida, acabou substiuído na segunda etapa.

O América venceu com justiça e autoridade. Melhor nos 90 minutos, buscou sempre o gol adversário, quase sempre organizado num 4-3-3 de movimentação interessante ofensiva. Na segunda etapa, as alterações de Reinoso foram essenciais para o triunfo em casa. Na hora certa e do jeito certo, o recém-contratado mudou o time para melhor, empurrando-o para o ataque, juntamente com a torcida. Deu certo. Márquez foi o amuleto da vez: entrou e decidiu.


A dificuldade do Fluminense em criar jogadas começava na origem das mesmas. A saída de bola precária do sistema defensivo, e a lentidão da transição defesa-ataque, minavam ainda mais a equipe comandada por Muricy Ramalho. Defensivamente, só Valência merece elogios. O colombiano anulou Montenegro enquanto esteve em campo. Foi justamente do pé direito do camisa 10 argentino que saiu a ótima enfiada de bola para Márquez marcar. Valência já sentira cãimbras e já se encontrava no banco de reservas. Seu substituto, Edinho ficou olhando a jogada que terminou nas redes de Berna.


Se o América entra cada vez mais vivo na briga por uma das vagas, o Fluminense parte, praticamente, para o "tudo ou nada". Três vitórias não são impossíveis para o Tricolor, porém é difícil imaginar um time jogando tão mal vencer jogos tão complicados. Inexplicavelmente, a equipe campeã brasileira joga como se fosse um time rebaixado. Poucos jogadores se salvam das más atuações, casos de Rafael Moura, Mariano e Ricardo Berna.


Para piorar, considerado por anos o melhor do país, Muricy Ramalho dá sinais de decadência. Precisando de pontos, escalou um time defensivo, de pouca mobilidade no sistema ofensivo e, mesmo diante desse panorama nos primeiros quarenta e cinco minutos, só foi mexer no meio da segunda etapa. Souza, um meia criativo e de técnica elogiável, não tem chances. Nesta quarta, só foi entrar aos 35 da etapa final. Explicações, onde estão? A bola pune.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com