" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 2 de maio de 2011

O novo Thiago Neves




Pode-se dizer que a carreira de Thiago Neves já pode ser dividida em dois momentos distintos. O primeiro vai do surgimento do jogador no Paraná até a chegada à Alemanha, ao Hamburgo. O segundo começa em janeiro deste ano. Um grande intervalo separa as duas fases, ocupado pela passagem pelo mundo árabe, desprezível, por sinal, em todos os aspectos, a não ser o financeiro.

O curioso é que Thiago Neves parece ser outro jogador em 2011. Campeão carioca pelo Flamengo, veste a 7, flutua por todo o campo, mas vem caindo mais pela esquerda no time comandado por Luxemburgo. Até aí, nenhuma transformação radical em relação ao ano de 2008. A grande mudança vem no ponto de vista da vontade, da raça, da marcação. Thiago Neves se doa em campo atualmente. Não é a estrela maior do time. É, sim, o craque do Estadual 2011, mas com méritos e humildade.

No Fluminense de Renato Gaúcho, era quase um ponta-direita, apesar da movimentação constante. Vestia a 10 e era, praticamente, o astro da equipe. Chamava a responsabilidade como agora, mas não tinha vontade em correr pelos outros. Não marcava tanto. Não voltava tanto. Não ajudava tanto os volantes como agora. É outro jogador. Provavelmente graças ao dedo de Luxemburgo, que garante: "Ele ainda pode melhorar muito. Vamos trabalhar o jogador mais ainda.".

Para isso, o preparo físico é fundamental. Voltar à forma física perfeita do seu auge é o novo desafio. A forma técnica ele nunca perdeu. Os golaços que levavam à loucura os tricolores já conquistaram os flamenguistas. Como o em cima do Vasco, na Taça Guanabara, com direito a balão em Fernando Prass. Na comemoração, as tradicionais dancinhas de funk. Thiago Neves não mudou quase nada. E ao mesmo tempo mudou tudo. É um outro Thiago Neves. O melhor Thiago Neves que o Brasil pode ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com