" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 6 de novembro de 2011

O Flamengo do segundo tempo deste domingo briga pelo título

Foto: Thiago Neves comemora um de seus três gols. O meia foi muito bem na goleada deste dom ingo, sobre o Cruzeiro( André Portugal/ VIPCOMM)


O "se" não ganha e nem perde campeonatos. Mas se Flamengo e Cruzeiro jogassem os cinco jogos que lhes restam no Campeonato Brasileiro dificilmente não se dividiriam entre o título e o rebaixamento. Rápido, envolvente e disposto a vencer, o Flamengo foi nos quarenta e cinco minutos finais da goleada por 5 a 1 sobre o time mineiro neste domingo, num Engenhão repleto de rubro-negros, exatamente o contrário do que havia sido na primeira etapa. No primeiro tempo, foi o time de Vagner Mancini quem dominou as ações da partida. E sem força. Depois de marcar com Ernesto Farías e ter um pênalti desperdiçado por Victorino, o Cruzeiro viu a sorte e a competência mudando de lado já no fim da primeira etapa, quando Deivid empatou em lindo chute de fora da área.

O que estava por vir era, ainda, muito pior. Nem é tão difícil explicar a sonolência e a apatia do time mineiro na segunda metade do jogo. Nas últimas partidas, quase sempre o time se comporta dessa forma. Montillo é um dos poucos que se salvam das vaias. Em todo o segundo turno, apenas uma vitória. A cada rodada, é muito candidato ao rebaixamento. Difícil, mesmo, é explicar a injeção de ânimos dada por Vanderlei Luxemburgo no intervalo. A intensidade dos donos da casa no segundo tempo foi algo extremamente surpreendente para os mais de 39 mil presentes.

A lentidão na saída pro jogo e a falta de segurança na zaga nem de longe puderam ser vistas do intervalo até o apito final de Leandro Vuaden. Airton trocou os passes errados por botes certeiros e toques de primeira na transição defesa-ataque. Alex Silva, por sua vez, passou a acertar os desarmes e, principalmente, as antecipações. E Welinton, com a seriedade de sempre, pôde usufruir de mais tranquilidade para acertar, uma raridade em meio a seu repertório de erros e azar. Após péssimos 45 minutos, o sistema defensivo rubro-negro voltou com outro espírito do vestiário.

Assim como o ataque. Thomás, Ronaldinho, Thiago Neves e Deivid mostraram uma sede absurda pela virada. Os quatro homens de frente de Luxa foram importantíssimos na construção da goleada. Sobretudo Thiago e Deivid. Bem posicionados, tiveram frieza e precisão absurdas nos 5 gols rubro-negros. Os dois últimos abrilhantados por passes sensacionais do jovem Muralha, outra revelação rubro-negra, que, ao contrário do domingo passado, quando entrou desligado e viu seu time tomar a virada do Grêmio, em Porto Alegre, entrou muito bem no Engenhão, sendo aplaudido de pé pela massa. Em todos os gols, procurou seu amigo Thomás para abraçar. A simbologia da renovação de talento. Como um aviso prévio da geração que está por vir, muito promissora por sinal. Dos onze em campo, os dois são um dos poucos que mereceram nota alta pelas atuações.

Sem inventar, Luxemburgo consertou com a entrada de Muralha a falta de velocidade entre a defesa e o ataque, o grande defeito da equipe na primeira etapa. E, mesmo sem Ronaldinho inspirado - o Gaúcho não foi bem durante todos os 90 minutos, demonstrando pouca mobilização e muitos erros de passes e dribles -, viu seu time deslanchar nos 45 minutos finais. Com Renato Abreu de volta ao time no próximo domingo, vai jogar outra decisão rumo ao inesperado heptacampeonato: Coritiba, no caldeirão do Couto Pereira.

Se for ousado, intenso e preciso como foi no segundo tempo deste domingo, o Flamengo tem grandes chances de sair da capital paranaense vencedor. E ainda mais vivo na briga pelo título. A contar com tropeços rivais, se deixar chegar... A máxima rubro-negra costuma prever os finais de campeonato mais eletrizantes. O time de um tempo só pode ser mais competitivo e ter a cara de campeão que ainda não teve. Ainda há cinco rodadas para Luxemburgo trabalhar. A inspiração, certamente, vem deste domingo. E dura 45 minutos.

Um comentário:

  1. Lucas,
    o mengo do segundo tempo de hoje , ou do primeiro tempo do jogo contra o Gremio, com cewrteza briga pelo título... mas é ai que complica... o time se mostra muito inconstânte e é uma verdadeira incógnita.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com