" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 13 de junho de 2012

A complexidade que define Cristiano Ronaldo


Foto: Reuters


Cristiano Ronaldo teve ao menos três chances de sair como herói na vitória de Portugal sobre a Dinamarca, hoje, pela segunda rodada da fase de grupos da Eurocopa. Falhou nas três. E, por incrível que pareça, acabou salvo de uma perseguição maçante graças ao gol do reserva Varela, já no fim da partida, que decretou a vitória de Portugal, que ainda respira na competição.

O rótulo de amarelão pode ser injusto. Mas pior ainda é dizer que o camisa 7 foi bem. Porque não foi. Apesar da movimentação e da participação intensa na partida, Cristiano Ronaldo perdeu gols incríveis, como o cara-a-cara com o goleiro dinamarquês, já na segunda etapa. Principalmente pelo fato de Cristiano ser o cara da seleção portuguesa, o homem de quem todos esperam a melhor resolução para os problemas. O craque do time.

Papel esse que hoje coube a Nani, o melhor em campo. Nani, sim, finalizou bem, armou bem e, ainda que não tenha feito um gol, colaborou absurdos para a construção da vitória sobre o complicado e organizado time dinamarquês. E um detalhe extra: Nani marcou.

Ao contrário de Cristiano Ronaldo, Nani marcou até demais. Escalado como meia-extremo pela direita, sabia da responsabilidade que teria em conter os avanços do lateral Simon Poulsen. O mesmo dever que deveria ter Cristiano Ronaldo na cobertura das subidas de Jacobsen. Ronaldo não teve essa disposição e força de vontade. Tanto é que deixou Jacobsen jogar solto. E foi dele a jogada e o cruzamento para o segundo gol dinamarquês.

Perdendo gols na frente e ignorando suas obrigações defensivas, Cristiano Ronaldo deixa, mais uma vez, seu ego falar mais alto. Craque que é precisa provar ao mundo que pode fazer a diferença a favor de seu próprio país. A Eurocopa é uma excelente forma para tal. E ela já está na segunda rodada. Hoje, por pouco Cristiano Ronaldo não saiu como vilão. Assim, as críticas só tendem a aumentar. E não há defesa capaz de safá-lo da ira dos portugueses.

Talvez não seja nem por falta de vontade ou qualidade. Pode ser azar. Mas fato é que Cristiano Ronaldo pode melhorar em muitos outros aspectos que só dependem do seu próprio desejo. O cara que, muitas vezes, responde por todo um time precisa agir como tal sempre. É uma responsabilidade de gigantes que Cristiano Ronaldo parece não gostar de ter. Um fenômeno difícil de se entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com