" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Os prós e contras de Gilson Kleina no Palmeiras




O Palmeiras tentou Dorival, Jorginho, Falcão, Carpegiani. Pensou em Cristóvão, Levir Culpi. Sugeriu-se Adilson Baptista. E a diretoria, entre recusas e pré-rejeições, optou por Gilson Kleina, que terá contrato até o fim de 2013 e uma missão bastante complicada já pela frente. O nome do ex-técnico da Ponte Preta não é ruim, mas também não é o melhor. O melhor, na verdade, seria manter Felipão. Ainda que o clima não fosse dos melhores, o time não estivesse jogando bem e tudo mais.

Mas não foi isso que aconteceu. Há quem defenda a saída de Felipão, dizendo que jogador de futebol precisa querer correr. É verdade. Vestiário bom é fundamental para uma boa sequência de vitórias. E segundo pessoas influentes nos bastidores do Palmeiras, Felipão havia perdido essa virtude. Por esse lado, a saída do técnico pentacampeão do mundo pela Seleção em 2002 é minimizada.

Sem Felipão, é fato que o melhor nome era Jorginho. Por conhecer o Palmeiras, a maioria dos jogadores, o ambiente, a diretoria, o contexto. E por amar o clube. Jorginho salvaria o Palmeiras. Sem Jorginho, também, todos os nomes acabam ficando praticamente no mesmo patamar. A diferença é que Gilson Kleina não tem um histórico de "técnico-salvação". Pelo contrário, seus melhores trabalhos foram feitos a longo prazo.

E é isso que o Palmeiras pensa e espera. Que Gilson dê seu jeito e livre o Palmeiras da Série B e, assim, com mais calma, faça seu trabalho em 2013. Um trabalho a longo prazo começando por um desafio de curto prazo. Talvez fosse melhor arriscar em Adilson Baptista, como sugeriu Paulo Vinícius Coelho, o PVC. O jornalista deu sua explicação: "Adilson tem um histórico de trabalhos de salvação e uma final de Libertadores no currículo". Faz muito sentido. Afinal, o Palmeiras estaria contratando um cara experiente em lutas contra a degola - o que é necessário para o fim deste ano - e, ao mesmo tempo, um técnico que já obteve sucesso na Libertadores, competição importantíssima para o Verdão no ano que vem.

O problema é que o técnico vice-campeão da Libertadores 2009, pelo Cruzeiro, está queimado em São Paulo. Fracassou nos outros três grandes clubes do estado. Há tempos não faz um bom trabalho. E não é confiável para a torcida e grande parte da diretoria.

Assim, torna-se ainda mais válida a aposta em Gilson Kleina. Ainda que seu forte seja o trabalho a longo prazo, à base da raça, do coração e com um pouco de técnica e tática pode ser que o técnico consiga livrar o Palmeiras da B. E então começar um trabalho de forma "justa".

Um comentário:

  1. Lucas,

    não acredito que Kleina vai conseguir fazer muita coisa no verdão...pra mim errou o direção do verdão, e errou Kleina ao sair da macaca.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com