" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sexta-feira, 23 de julho de 2010

Reformulação total

Dunga começou seu trabalho na seleção apostando na palavra renovação. A Era de Roberto Carlos, Cafu, Ronaldo e Cia tinha chegado ao seu fim. E não deu certo. Por ironia do destino, após tantas mudanças de jogadores e funcionários, diferenças na postura do time e novos mecanismos de concentração e viagens, a seleção terminou eliminada justamente no mesmo ponto em que foi com Carlos Alberto Parreira, quatro anos atrás. É preciso, para fazermos uma excelente Copa em 2014, uma reformulação no trabalho.

Muricy Ramalho está aí para isso. O novo técnico da seleção brasileira é ranzinza como Dunga, pragmático como seu antecessor, mas tem no trabalho, na seriedade, sua grande virtude. Muricy Ramalho não chegou ao segundo maior posto do país à toa. Trabalhou(muito) para isso. Agora, a principal função da CBF será deixá-lo trabalhar e impor sua filosofia, para, enfim, termos uma reformulação no m0delo seleção brasileira.

O novo comandante da esquadra amarelinha terá, até mesmo por obrigação, que investir nos jogadores que atuam dentro do país. Jovens deverão ser mais aproveitados, novas promessas não demorarão para surgir com a amarelinha e etc. É uma nova era, a Era Muricy Ramalho, a era do trabalho, da seriedade, do respeito e dos resultados. Sim, Muricy é, também, pragmático. Não se importa em jogar bem, ou bonito. Se importa, sim, em vencer. E conquistar títulos.

Nisso ele é igual a Dunga, seu antecessor, mas com algumas diferenãs básicas(e claras). A começar pelo esquema de jogo. Muricy joga com três zagueiros, e dificilmente abre mão disso; Muricy é sério e mantém uma base; Muricy respeita a imprensa, que faz o mesmo com ele; Muricy tem clamor popular; Muricy convoca quem está bem, e nada mais. Muricy é diferente de Dunga em todos esses aspectos.

A Era Muricy só está começando, mas tem tudo para dar certo e durar bastante. Quem sabe, daqui a quatro anos, não estejamos comemorando um título nos braços do "senhor trabalho". Tudo é questão de tempo. E é de tempo que Muricy precisa para trabalhar. E confiança. Foi assim que conquistou todos os títulos de sua carreira. Era assim que vinha sendo no Fluminense, líder do Brasileirão. Resta saber se Ricardo Teixeira colaborará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com