" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 6 de maio de 2012

Expulsão de Lucas não pode tirar méritos do Fluminense


Foto:Lancenet

A opiniçao pública, quase unânime, coloca Lucas não só como o grande, mas como o único culpado pela goleada tricolor, por 4 a 1, no primeiro jogo da final do Carioca. Um erro. Porque o  Fluminense também jogou bola quando o jogo era 11 contra 11. Deco também desfilou seu talento de igual pra igual. E com a vantagem numérica, o melhor ataque do Rio foi ainda mais brilhante, decisivo, dono de mais um clássico.

Prova disso é que, aos 11 da segunda etapa, momento em que Lucas foi expulso - merecidamete, após entada violena no tornozelo de Thiago Neves- o Fluminense era melhor. Tinha mais a bola, ocupava mais o campo de ataque. E buscava a virada. Com o 1 a 1 no placar e um Botafogo acuado, buscando sair nos contra-golpes, parecia questão de tempo o segundo tricolor. E ele veio no minuto seguinte, já com um homem a mais em campo.

Deco, que criava sozinho no meio-campo do Flu até então, deu um passe espetacular para Rafael Sóbis fazer, de esquerda, o segundo gol. Belo gol. Só não mais do que o primeiro do Flu, em linda bicicleta de Fred.

Foi a senha para o Botafogo desmoronar. O time que havia começado bem o jogo, ganhando as bolas no meio de campo, e apoiando bem pelo lado esquerdo, com Marcio Azevedo e Maicosuel, se perdeu. E o Fluminense cresceu ainda mais.

Logo depois, Thiago Neves apareceu bem como há muito tempo não se via. Deixou Rafael Sóbis novamente cara a cara com Jefferson. O camisa 23 foi rápido e eficiente: driblou o goleiro alvinegro e mandou para o fundo da rede: 3 a 1 Fluminense.

O que já era ruim, podia se tornar horrível. Ciente disso, Oswaldo de Oliveira mexeu de forma minimamente inteligente. Tirou Loco Abreu para a entrada de Herrera, e Elkeson para de Caio. A ideia era apostar tudo nos contra-golpes. Com o time fechado, a chance de tomar mais um gol era menor, e, quem sabe num contra-golpes, Oswaldo conseguiria diminuir o prejuízo.

Porém de tudo errado. Num dos ataques alvinegros, o Flu recuperou rapidamente a bola, e partiu para o contra-golpe. A bola caiu nos pés de Fred, que deixou o garoto Marcos Júnior na cara do gol. Ele batue cruzado e decidiu o jogo. E talvez o campeonato.  Na cabeça dos alvinegros, a culpa é de Lucas. Na dos tricolores, de Deco, Fred, Thiago Neves...Uma mistura das duas coisas é a melhor receita para uma conclusão coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com