" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Galo precisa ser forte e vingador para se manter no topo




O Atlético Mineiro tem o melhor time do Brasil. Os números provam, a fase prova, as atuações provam. A liderança no Brasileirão com o melhor aproveitamento da história dos pontos corridos ao fim do primeiro turno é outro fator a favor dessa constatação. O Galo joga, de fato, o melhor futebol do país.

E não é só porque se confirmou como campeão absoluto da primeira metade do campeonato, com dois jogos de antecedência - um deles adiado, contra o Flamengo, fora de casa. Mas sim porque tem um time capaz de liderar por outras 38 rodadas até com certa facilidade. A equipe que tem um baita goleiro, a melhor dupla de zaga do país, dois laterais que não comprometem, um meio de campo bastante dinâmico e jogadores diferenciais como Ronaldinho Gaúcho, Guilherme e Bernard, este último o grande destaque da competição, não pode ser desacreditada.

O time joga no 4-2-3-1 e apresenta muita intensidade, principalmente quando tem a bola. Como todos os times de Cuca, o Atlético também marca na frente e gosta de sufocar a saída de bola rival. No ataque, muita movimentação e velocidade. Uma tentativa de se aproximar o máximo possível do lendário time holandês de 1974, treinado pelo mítico Rinus Michels. O trio de meias troca de posição entre si, assim como os volantes fazem ao cobrir e liberar os laterais.

Mais do que todas essas feras, porém, o Atlético Mineiro tem um trabalho bem planejado e, até agora, executado fora das quatro linhas. Tem o melhor técnico do país, um dos melhores centros de treinamento da América Latina, uma excelente categoria de base e uma torcida que sabe jogar junto com o time em todos os momentos. Só faltava o Mineirão pro favoritismo do Galo ser ainda mais influente.

Ainda assim, jogando no Independência, em Belo Horizonte, o clube tem o privilégio que lhe faltou nos últimos anos: jogar mais perto da torcida. A verdadeira e espetacular torcida atleticana, que faz o time correr dobrado cantando o hino mais "acústico" do planeta.

Com 42 pontos, três a mais que o vice-líder Fluminense, que tem um jogo a mais, o Atlético Mineiro segue forte e sonha em se confirmar como um time autênticamente vingador. Para vencer o ostracismo que carrega nas costas desde 1971, o Galo tem Cuca, Ronaldinho, Bernard e um exército de guerreiros que só sabem jogar de preto e branco. Amarelar não faz parte do dicionário deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com