" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Acabe com meu time, Neymar


Revendo o último gol de Neymar é impossível não me lembrar de meu avô, que me deixa com uma saudade inexplicável a cada dia mais já há exatamente um ano. Seu Alfredo gostava de futebol. De grandes jogos, grandes jogadores. De dribles, defesaças e golaços. Adorava idolatrar jogadores folclóricos, mas amava mesmo os craques. Como Neymar. Ele viu o garoto surgir, aprontar, comer a bola. Lembro-me de sua última frase a respeito da joia santista: "Ele vai ser o melhor do mundo".

Se a profecia de meu avô irá ou não se concretizar, somente o tempo dirá. Mas que Neymar já segue a trilha para tal não há mais dúvidas. De golaço em golaço, o moleque mais fominha e craque dos últimos tempos agrada a qualquer um. Até Carlos César, lateral do Atlético Mineiro, que tomou uma humilhante lambreta sua no último jogo contra o Santos e derrubou o astro em seguida, desculpou-se com o garoto ao fim da partida. É difícil alguém odiar Neymar. E assim como meu avô, se pudesse, veria Neymar todos os dias em ação. Vale a pena cada drible, cada passe, cada gol, cada segundo.

Por isso, Neymar, eu quero que você acabe com meu time. Drible meu capitão, deixe meu goleiro no chão e mande minha torcida calar a boca. Depois, quando o jogo já estiver ganho, puxe um lençol daqueles para cima do meu camisa 10. Tire onda. Na entrevista, fale o que você quiser. Diga que acabou com o jogo, que é o melhor jogador do Brasil e que vai ser o melhor do mundo. Faça o que quiser no meu estádio. Por mim, ele pode ser seu por uma noite. Só seu.

Eu quero, mesmo, que você faça o gol do ano contra o meu time. Do ano não, da década, da sua carreira. Arranque desde o seu campo de defesa, faça filas e mais filas, canete meu melhor zagueiro, drible o goleiro e entre com bola e tudo. Não precisa ser num jogo mixuruca de Brasileiro. Pode ser de Libertadores. Só vou te pedir que não elimine meu time. Se não tiver como, tudo bem, faça-o. Eu vou entender.

Vou me sentir feliz por ver a derrota do meu time para você, Neymar. Vai me dar orgulho.

Logo eu, que achava no início de 2010 que o Ganso seria mais jogador que você. Que ingenuidade. Vai ser difícil surgir alguém melhor que você. E que o Messi e o Cristiano Ronaldo se cuidem. Porque ele está chegando. A passos largos, a golaços. Lá vem o moleque que, aos 20 anos, é o melhor jogador em atividade no Brasil - e com larga diferença para a concorrência.

Neymar é a alegria de jogar futebol. Como é bom ver Neymar em campo. Da televisão, do estádio. Até em vídeos de curta duração. Neymar é a personificação dos melhores dias do futebol brasileiro. É o cara que tenta o diferente, mas também faz o prático, o óbvio. O cara que leva o país para frente, no futebol. O cara que é imitado pelas crianças no dia seguinte de seus jogos. De seus shows. O cara que faz a menina chorar por uma foto. Neymar é o cara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com