" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 1 de junho de 2009

Término dos campeonatos europeus

Terminaram ontem praticamente todos os campeontaos europeus.Os campeões não tiveram nem sequer um toque de surpresa,o favoritismo reina na Europa e obtém muito sucesso.Talvez a única surpresa tenha sido o título do Az Alkmaar , que saiu da fila de 28 anos sem título da liga neerlandesa.
O Porto fez uso de seu elenco muito eficiente e foi campeão com sobras.Sporting não causou dificuldade alguma ao time que conta com brasileiro Hulk.Porém os brasileiros que mais se destacaram foram Nenê do Nacional da Ilha de Madeira e Liédson, do Sporting Lisboa.Ambos foram artilheiro e vice-artilheiro, respectivamente. Entre os rebaixados,a tradição do Belenenses não entrou em campo e a equipe acabou relegada à liga Vitalis.
Na Itália , José Mourinho montou um time simples e muito eficiente, com poucos astros, como o atacante sueco Ibrahimovic, que foi o artilheiro da liga Calcio.O tradicionalíssimo Torino que cheogu a ter um dos melhores times de todos os tempos na década de 40 , foi rebaixado, depois de uma temporada turbulenta vivida pelo clube de Turim.O último fim de semana italiano, foi marcado por despedidas de craques.Neste domingo, se aposentaram:Pavel Nedved,Luís Figo e o eeterno Paolo Maldini.
Na França, a hegemonia, que parecia eterna, do Olympique Lyonnais,finalmente terminou.Graças a bela equipe girondina comandada por Laurent Blanc e pelo ótimo meio - campista Yohann Gourcuff.O time de Bordeaux ficou na frente do Marseille e se sagrou campeão depois de 10 anos.Entre os rebaixados, está o Nantes, que havía subido na temporada passada, e pareceu não estar nem um pouco preparado.Que pena.O clube com mais títulos da França, o Saint-Étienne, que possui 10 canecos , conseguiu se livrar na última da rodada.
Outra supresa, ocorreu na Alemanha.O Wolfsburgo, depois de uma bela arrancada sagrou-se campe~zo e levantou o prato valioso.O time comandado pelo" trio de ouro"(Grafite,Dzeko e Misimovic) ainda tem Josué como capitão,além de ter o artilheiro do campeonato - Grafite.
O favoritismo dos diabos vermelhos, superou a tradição vermelha do Liverpool, e Alex Ferguson pôde comemorar mais um título pra sua coleção.New Castle, umas das maiores e mais fanáticas torcidas da Europa ,está chorando.O time do Norte foi rebaixado pela primeira vez , junto com Middlesbrough e West Brom.
A tríplice coroa do Barcelona, teve em sua composição um título mais fácil.E , este foi justamente o da liga BBVA , onde o Barcelona passeou.Passeio este, evidenciado pela goleada de 6 a 2 sobre o Real Madrid, na reta final.Entre os rebaixados,destaque pra o tradicional Real Bétis de Sevilla.
Na Turquia, Besiktas foi campeão.Na Rússia , CSKA.Na Grécia, Panathinaikos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com