" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sábado, 8 de maio de 2010

A despedida de Guti


José Maria Gutiérrez Hernàndez faz parte de um seleto grupo de jogadores de futebol que só atuaram por um clube. O amor que ese espanhol tem pelo Real Madrid parece, cada vez mais, ser eterno. Após catorze anos de clube, Guti se despediu do Santiago Bernabéu neste sábado, após ter dito que seu 'ciclo' no clube teria acabado. Dificilmente o polivalente meia canhoto irá para outro clube. Afinal, seu coração não permite.


Guti nunca foi um galático, como boa parte de seus companheiros nesses anos de Real. Preciso, esforçado e valente, tinha a vontade aliada à técnica, o que lhe garantiu, durante anos, uma vaga cativa na equipe titular, independente do momento, da competição e do treinador. A torcida nunca pegou no seu pé. Nem mesmo aos trinta e três anos, assombrado por lesões e falta de produtividade, o espanhol nunca deixou o campo sob vaias. Jamais. O amor é recíproco, assim como o respeito.


A despedida desse meia valente, que teve de superar a implicância e a teimosia de técnicos e dirigentes, precisa ser analisada como um fim de um ciclo vencedor. Três Champions, uma Supercopa Europeia, dois Mundiais Interclubes, seis campeonatos espanhois e quatro Copas da Espanha são só algumas das conquistas de Guti com a camisa merengue. Um currículo invejável, que nem Zidane, muito menos Figo e Ronaldo podem se gabar. Não pelo Real Madrid. Talvez o único que o supere nesse quesito seja Raúl Gonzales, o Mister Madrid. Mas Guti não liga, não tem ciúmes. Nunca teve.


Exemplo de profissional, poucos foram os casos extra-campo que Guuti se envolveu. No máximo, uma saída à noite, ou uma contusão mais séria. Ele nunca foi destaque na imprensa. Pelo contrário, sempre foi considerado um verdadeiro exemplo. Os aplausos de um Santiago Bernabéu repleto neste sábado são mais do que merecidos. Necessários. Guti marcou época com a camisa do Real Madrid. Seu nome já está, definitivamente, na história do clube.

Um comentário:

  1. Olá amigo,

    Venho sugerir a troca de links entre nossos blogs, como forma de divulgarmos nossos trabalhos.

    Inclusive, já sou seu seguidor.

    Caso tenha interesse, torne-se meu seguidor e responda este e-mail para que possamos efetuar a troca.

    Fico no aguardo. Abraços!


    Luiz Fernando Vétere
    Blog FuteB.R.O.N.C.A.!
    http://futebronca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com