" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 30 de maio de 2010

O novo Fluminense


Muricy Ramalho tem a receita infalível de como conquistar um Brasileiro. Ele é o cara dos Nacionais.Não foi à toa que o venceu por três anos consecutivos. Agora, no Fluminense, começa a dar sua cara ao time, formando um time campão, como definiu Fred após a excelente vitória tricolor fora de casa, neste domingo, no Mineirão, por 3 a 1 sobre o Atlético Mineiro, de Vanderlei Luxemburgo. Foi a segunda vitória consecutiva do Flu, que já havia vencido o Fla-flu no meio de semana, a terceira no Brasileiro.


Jogando com autoridade, e com vontade de vencer fora de casa, o Tricolor mostrou-se um time valente e organizado, como manda a cartilha de um campeão brasileiro. Além do mais, a constância de certos jogadores, que só acumulam boas atuações, sem sequer uma oscilada, como por exemplo Carlinhos e Conca, contribuiu mais ainda para a formação de um novo Fluminense, quase pronto: um time que reúne todas as caracterísitcas de um conjunto vencedor. Contra o Galo, o Fluminense provou isso.


Apesar do susto inicial, numa das raras desatenções da defesa tricolor, o time soube reagir e equilibrar o domínio do primeiro tempo. Com Conca em um dia inspirado e Marquinhos eficiente na polivalência do lado esquerdo, alternando descidas ao ataque com Carlinhos, que fez mais uma grande apresentação com a camisa tricolor, o Fluminense tinha total controle da posse de bola. Equilibrado taticamente, dominava o meio-campo e sufocava o Galo no seu campo de defesa. Este assustava, sim, mas só nos contra-ataques.


Na volta do inteervalo, Muricy decidiu ganhar o jogo. Sim, técnico do calibre de Muricy Ramalho decide. E como. Muito mal na partioda, escondido e sem se movimentar, Rodriguinho foi sacado para a entrada do ágil Alan, que deu mais mobilidade e velocidade ao time tricolor. O Atlético, relaxado, mal assustava o Fluminense, que não demorou para chegar ao empate, em cabeçada de Gum após escanteio cobrado por Conca. É, na bola parada, arma secreta que poucos técnicos sabem explorar. Muricy é um deles. Joel é outro. Mas isto não vem ao caso.


O que merece ser dado importância é a atuação de Conca. Maestro do meio-campo, como sempre, o argentino ditou o ritmo da equipe. Contando com a ajuda de dois "monstros" nas laterais, o meia que completava 150 jogos pelo Tricolor tinha liberdade para jogar, já que Zé Luís mal o marcava. Desesperado com o empate, o Galo de Luxemburgo partiu para cima do Flu. Acabou penando. Isso porque num contra-ataque fatal, virtude do Atlético Mineiro, Conca deu ótimo passe para o jovem Alan, que, mesmo sem ângulo, resolveu arriscar. Deu certo. Um time campeão não pode ter medo de ser feliz.


O desespero do time da casa, a partir daí, generalizou-se à torcida. Tentando de qualquer forma o empate, o Alvinegro Mineiro ia todo para o ataque, lançava bolas na área, tentava pelo meio, pelas laterais. E nada. Gum e Leandro Euzébio, ao lado de Diogo, estavam brilhantes, quase perfeitos. Só não foram perfeitos pois no início tomaram um baile da dupla de ataque atleticana, graças à velocidade de Muriqui e Diego Tardelli. Mas no segundo tempo não tinha para ninguém. Só davam eles. Sérios e corajosos, não tiravam o pé de nenhuma dividida, muito menos davam alguma bola como perdida. Atuaram como dois leões no fim do jogo.


E quando tudo parecia caminhar ao empate mineiro, eis que surge uma das grandes virtudes de um time campeão: a sorte. Sorte na finalização de Tardelli, nos últimos minutos da partida, quando o atacante atleticano, debaixo do gol, mandou para fora. O empate do Atlético não tinha mais como acontecer. Acabavam as possibilidades. Bom para Fred que ainda arranjou tempo para tabelar com Alan e fechar com chave de ouro a ótima vitória fora de casa do Fluminense, um novo time, candidato, sim, ao título brasileiro.

Um comentário:

  1. Daqui a pouco esse time fraco do fluminense vai começar a perder e daí voces vão entender pq clubes sérios como palmeiras e são paulo demitiram o burrici.Fala sério esse time do fluminense é horroroso os únicos que se salvam são o fred , o conca e o carlinhos, fora isso é tudo nível futebol carioca.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES ESSE ANO LÁ VEM O HEPTA!!!

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com