" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 26 de maio de 2010

Finalmente, Florentino acerta

Um excelente time, formado por jogadores sensacionais, precisa, antes de mais nada, de organização e padrão de jogo, ou seja, de um técnico conceituado. Disto, no entanto, Florentino Pérez, presidente merengue, acostumado com gastos milionários com seus elencos galáticos, não parecia ter sequer algum conhecimento. Contratando técnicos inexperientes, inadequados, ou até mesmo mal acostumados com o futebol europeu, caso de Vanderlei Luxemburgo, em 2005, apesar da contratação de grandes jogadores, de porte de nomes como Ronaldo, Zidane e Beckham, não conquistou o que queria: o Mundo. Agora, parece ter acordado, após alguns anos de tentativas frustadas. O novo técnico do Real Madrid é José Mourinho.

Marrento, mas competente, Mourinho consegue aliar disciplina à união, talento à eficiência, e os títulos surgem com a maior naturalidade possível. Amigo da maioria dos jogadores com que trabalha, o português é um dos grandes nomes da Europa no momento. Dono de um padrão tático inexplicável, de inúmeras surpresas e variações, dificilmente perde um jogo na tática, dentro de campo. Sabe, como poucos, decidir um jogo. Sim, decidir. É um técnico diferenciado, com a cara do Real.

Com a chegada do português, devem haver algumas mudanças no elenco madrilenho. Jogadores pouco aproveitados dificilmente continuarão. Novos nomes devem surgir, como o de Maicon, lateral brasileiro. Fato é que José Mourinho terá tempo e dinheiro - sonho de todo técnico de futebol - para montar seu time. E, desta forma, ele sabe trabalhar muito bem. Foi assim no Porto, no Chelsea e na Internazionale. Nas três passagens citadas, nas quais Mourinho teve as pré-condições mais do que necessárias para trabalhar em suas mãos, ele não decepcionou. Ganhou tudo, ou quase tudo.

Trabalhos sérios e vencedores. É disto que se resume a filosofia do treinador. Encaixa perfeitamente - e completa - a estrutura merengue. Tem tudo para dar certo. Criticado pela imprensa italiano por seu comportamento fora de campo e pelo seu defensivismo exacerbado, restou a Mourinho calá-los com títulos. E o fez. Na Espanha, não deverá ser diferente por parte da mídia espanhola, uma das mais críticas da Europa. Resta ao português repetir os sucessos de sua carreira vitoriosa. Está nas mãos dele. E por isso os madrilenhos podem ficar muito esperançosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com