" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 7 de junho de 2011

Conheça Tătăruşanu, o último pesadelo de Ronaldo dentro de campo




A festa foi toda armada. A entrada em campo, a substituição, o fim do primeiro tempo e toda a burocracia enaltecendo a carreira de um dos maiores jogadores da História no intervalo. Tudo estava preparado. O gol não era esperado, mas, se viesse, seria fantástico. Pouco se esperava, até mesmo, que Ronaldo tocasse na bola. Mas ele foi, mais uma vez, dentro do possível, fenomenal. Não só tocou na bola, como quase marcou três vezes.

Numa das chances, isolou a bola. O motivo? Um quique da redonda antes de se deparar com o seu pé direito, o mesmo que marcou tantos gols históricos, como os dois da final da Copa da Coréia e do Japão, em 2002. Mas nas outras duas foi Tătăruşanu que o parou. O goleiro romeno não estava disposto a participar do festejo. Pelo contrário. Estava querendo, na verdade, acabar com a balbúrdia. E conseguiu. Salvou duas finalizações do Fenômeno, uma delas dentro da pequena área.

Ciprian Tătăruşanu não é muito conhecido na Europa. Na Romênia, não é considerado um gênio da baliza, mas é tratado como um bom goleiro, um dos melhores do país. Nascido na capital Bucaresti, tem 25 anos, e faz parte do atual processo de reformulação da seleção nacional. Atua no time mais tradicional do país, o Steaua Bucaresti, e passou a ser nome certo nas convocações a partir do início de 2010.

Seu maior feito foi decidir uma disputa por pênaltis, na segunda fase da Copa da Uefa, atual Liga Europa, na temporada de 2009-2010. Na ocasião, Tătăruşanu pegou dois pênaltis dos suíços do FC Grasshopper, classificando o Steaua Bucaresti para a fase seguinte. No dia, virou herói nacional para a maior torcida da Romênia, que, até hoje, ainda relembra o feito.

Contra o Brasil, nesta terça, Tătăruşanu demonstrou bons reflexos e segurança nas saídas do gol. Não teve culpa no gol de Fred, após bela jogada de Neymar, e, de quebra, ainda estragou parte da festa de Ronaldo. Sem dúvidas, Ciprian Tătăruşanu marcou seu nome na História do futebol brasileiro. No fim, acabou como o último pesadelo de Ronaldo como jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com