" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 10 de setembro de 2012

É preciso saber criticar o trabalho de Mano


A China está longe de ser parâmetro para alguma critica. A goleada por 8 a 0 contruída com extrema facilidade serve como prova. Mas é preciso analisar melhor o trabalho de Mano Menezes antes de pegar a corneta. E mais: para os mais supersticiosos, seleção em má fase antes de Copa do Mundo é sinal de sucesso no futuro. Foi assim em 1970, 1994, 1998 e 2002.

Em 1982 e em 2006, quando o futebol-arte encantava multidões Brasil afora e o público batia palmas para qualquer passe pro lado de craques brasileiros, deu no que deu. Obviamente, este que vos escreve e qualquer apaixonado por futebol prefere ver um time jogando bola de verdade a qualquer outro pragmático. Mas é preciso saber criticar.

Não só o passado serve como ponto de defesa para um possível sucesso da seleção de Mano Menezes. Se analisado profundamente, o trabalho de Mano não tem muitos absurdos. Ele convive com uma entresafra de jogadores, uma mudança de geração. E tem em mãos um time cujos principais talentos são garotos de 20 anos. Fica difícil vencer e convencer botando pressão somente na molecada.

Falta um Ronaldinho Gaúcho ou um Kaká para acalmar a garotada num momento de tensão, tranquilizar num jogo complicado, comandar o vestiário. Todos os grandes times do Brasil tiveram esse(s) cara(s). Este de Mano não têm ainda. Thiago Silva é o mais experiente, é o líder, mas é aquele líder que todas as nossas grandes seleções tiveram. Não é o meia ou atacante que vai chamar o jogo quase perdido e resolver os problemas individualmente.

E Mano não tem culpa nisso. Não tem culpa se Kaká não consegue ter uma sequência há anos, se Ronaldinho Gaúcho oscila e não esbanja confiança, se Luís Fabiano não consegue se curar das tantas lesões. Muito menos se Neymar não consegue dar show vestindo a amarelinha como dá com qualquer camisa do Santos.

Mano começou sua trajetória com uma atuação irretocável contra os Estados Unidos, fora de casa. Oscilou desde então. Fez convocações ruins e outras ótimas. A maioria, boa.  Foi mal na Copa América e perdeu a Olimpíada na final. Dois fracassos importantes. Mas no ponto de vista tático, fez o time evoluir muito. Hoje, a Seleção tem mais posse de bola, marca sob pressão e sabe se postar melhor nas bolas paradas adversárias. São virtudes do trabalho de Mano Menezes.

No entanto, são tantas as insinuações e críticas que se esquece até das vitórias mais empolgantes e dos fracassos mais notáveis. Torcedor brasileiro é das coisas mais chatas desse planeta. Pior do que não dar tempo ao tempo, é não analisar o trabalho de Mano Menezes para criticá-lo. O que Mano fez de tão errado? Fica a pergunta.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo, Lucas. Inclusive escrevi isso em minha análise da vitória brasileira ontem: falta um jogador experiente, com história na seleção, para puxar essa gurizada pelo braço e mostrar como se faz. Neymar, Lucas, Oscar, etc., estão tendo de aprender a nadar com a amarelinha sozinhos, sem uma "boia", na base do "é fazendo que se aprende".

    Acho que mesmo assim o Mano poderia estar tirando mais desse time, mas é inegável que existe uma entressafra. Tem que dar tempo para ele trabalhar. O próprio Dunga só começou a mostrar um time confiável em 2009, um ano antes da Copa e após três de trabalho. Ganhar e perder é do jogo, o importante é pensar a longo prazo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Lucas,

    texto coerente.

    Mas na minha opinião Mano não faz bom trabalho na seleção, sequer conseguiu montar um time base, suas convocações sempre são recheadas de surpresas e com nomes que até profissionais da área desconhecem. Com isso é óbvio que também não conseguiu implatar um parão de jogo. A coerencia em seu texto falta para a Mano Menezes.

    Em 82 a de se destacar que não faltou futebol, faltou sim foi sorte, que querendo ou não faz parte do futebol.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com