" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 2 de outubro de 2012

Em Lisboa, as preocupações defensivas continuam minando o Barça de Messi




Esperava-se mais do Benfica nesta terça-feira. Não só por jogar em casa, com o Estádio da Luz lotado, mas também por enfrentar um time que vem oscilando muito na parte defensiva. Ainda que esse time seja o Barcelona, pelas últimas apresentações, não era nem um pouco absurdo apostar que o Benfica marcaria, ao menos, uma vez contra os blaugranas. No entanto, o que se viu em Lisboa foi algo bem diferente.

Se a defesa continua falhando e dando espaços demais para os adversários, o ataque voltou a jogar muito bem, como ainda não tinha acontecido nesta temporada. No 4-3-3 e com Messi de falso-nove, o Barça buscou o ataque de forma intensa. Sánchez, inicialmente aberto an esquerda, se movimentou por todas as direções e chamou a responsabilidade. Foi  dele o primeiro gol, após bela trama de Messi com Jordi Alva e assistência do argentino.

Depois do gol, os portugueses se perderam um pouco do jogo. O Barça, com o domínio habitual da posse de bola, seguia dando sustos. Com Sánchez, Fábregas e Messi, principalmente. Na defesa, porém, assustava seus próprios torcedores. Jordi Alba levava a pior no duelo com Salvio e, pela esquerda, Gaitán dava calor em Daniel Alves. Victor Valdés chegou a fazer pelo menos duas defesas importantes, ainda na primeira etapa.

O segundo tempo veio e a torcida benfiquista ameaçou colocar fogo no jogo. Somente tentou. Porque logo aos 11, a figura do melhor jogador do mundo resolveu aparecer. Com bela jogada, vindo de trás, Messi fez fila na zaga portuguesa, antes de deixar Fábregas em ótimas condições de marcar. O espanhol bateu com força, e de perna esquerda, aumentou a vantagem.

É impressionante como Messi continua sendo um diferencial absurdo para o Barcelona. Em Lisboa, ele errou passes bobos, não apareceu tanto para o jogo na maior parte dos 90 minutos, se mostrou mais irritado do que o normal e, mesmo assim, decidiu um importante duelo com duas assistências. Duas boas assistências.

A verdade é que, ofensivamente, o Barcelona segue sem ter do que se queixar. Nesta terça, Iniesta voltou ao time e já foi bem, mesmo com apenas 21 minutos em campo. É na defesa que moram as grandes preocupações dos torcedores blaugranas. Em má fase, o sistema defensivo catalão ainda perdeu Puyol, com grave lesão no braço esquerdo, por provavelmente algumas semanas - talvez meses -, e Busquets, expulso, para o confronto diante do Celtic, vice-líder do grupo, na terceira rodada da fase de grupos da Champions.

Um comentário:

  1. Luca,

    o gol do Barça logo no começo complicou a vida dos águias. Jogar perdendo contra o Barça é a pior coisa que pode acontecer.

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    BLOG DO CLEBER SOARES (4 ANOS NO AR)
    clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com