" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sábado, 27 de junho de 2009

Invencibilidades, Jejuns e Tabus

Invencibilidades, o sonho de todo time de futebol.Seja em clássicos, campeonatos nacionais, internacionais ou em Copas do Mundo, a verdade é que é sempre bom estar invicto.Imagina então ser campeão invicto?Pergunte a Mano Menezes e a Tite, a resposta será direta.
No Brasileiro basta perguntar a Vadão, técnico do único time dos campeonatos nacionais:o Guarani.Invencibilidade que se reforçou com a vitória de ontem sobre o São Caetano, por 1 a 0 com gol de Ricardo Xavier.
Já na série A, não há mais chance de algum time se tornar campeão invicto.O Atlético Mineiro comandado por Celso Roth, perdeu pro Barueri e junto com a partida, perdeu também sua invencibilidade.O Galo era o único e último time invicto da elite.
Mas também têm coisas que são ambíguas no mundo do futebol.Uma delas é o tabu, ou melhor os tabus.Para os times que os detém, são ótimos, porém para os que querem quebrá-los, são incômodos demais.Entretanto fazem parte do mundo do futebol e jamais se extinguirão.
Um deles sorriu aos Estados Unidos, que quebraram um tabu histórico e surpreendente.Eles pela primeira vez e sua história, venceram a Fúria.
O universo futebolístico não cessa por aí.Não podemos nos esquecer dos jejuns.Eles existem e são de diferentes tipos.Podem ser de vitórias, de títulos, de participações, e de gols, caso do Vasco, ou melhor, antigo caso do Vasco, já que o time cruzmaltino abriu o placar em Santa Catarina, acabando com o jejum de gols que parecia não ter fim, contudo o jejum de vitórias não teve o mesmo e desejado fim, pois o Figueira empatou, dando números finais à partida.
Enfim, invencibilidades, jejuns e tabus não estão só presentes no futebol brasileiro, mas sim também no futebol mundial.Exemplos disso são os títulos de Inter e Manchester em suas respectivas ligas, além de diversos jejuns e tabus, como o da Coréia do Norte que não participava de uma Copa desde 1966 e pôs fim a esse tabu, classificando-se à Copa de 2010.
O Brasil joga amanhão, contra a zebra da competição, os Estados Unidos.Joga pela vitória, joga pelo título, joga pela invencibilidade.A seleção canarinha pode se igualar à Argetina de 92, à Dinamarca de 95, à seleção francesa de 2003 e ao próprio Brasil de 97.Todos esses têm uma coisa em comum.Todos eles foram campeões invictos de uma copa das confederações e, Dunga pode seguir esse rumo se vencer os EUA amanhã em Johannesburgo.

3 comentários:

  1. eu acharia muito bom.. parceria por link né ?
    ai quando vc colocar o nosso, avisa lá que colocaremos tbm ok ?

    http://futeblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. penso que, por mais que números não ganhem jogos, eles dão um detalhe a mais para o futebol.

    o que seria do futebol sem os seus tabus para serem quebrados?

    abraço. sucesso

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com