" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sábado, 12 de setembro de 2009

Time pequeno

A surpreendente campanha do Barueri no Brasileiro, que chegou a inclusive brigar pelo G-4 em determinadas rodadas da competição, ressucitou na memória do torcedor o famoso " time de empresário ". Bancado pelo governo da cidade de Barueri, o Grêmio Esportivo Barueri surgiu em 1989 e, rapidamente, já encontrava-se na série C da competição mais importante do Brasil, em 2006. O tempo necessário para alcançar a elite também foi rápido: três anos.

Ao chegar a sexta colocação no Brasileiro, após vitórias convincentes, o time começou a ser comparado pelos críticos com outras equipes bancadas por governos ou empresários. Exemplos não faltam. O Inter de Limeira por exemplo, que em 86 foi campeão paulista com um time montado por empresários. Um exemplo mais distinto é o Bangu da década de 80, bancada pelo mafioso Castor de Andrade. E claro, é válido relembrar que o exemplo mais recente e mais associado ao Barueri é o São Caetano dos anos 2000, cujo a equipe era montada e financiada pelo governo local.

Entretanto, nem tudo são flores. Após perder seu técnico a um time de maior porte, de uma cidade gigante, por ambição profissional, o Barueri viu-se num descenso sem fim. Voltou a jogar mal, e ainda perdeu Fernandinho, principal destaque da equipe, que teve seu contrato encerrado e ainda não renovou. E o pior, o governo não está mais feliz com a parceria e, ao que tudo indica, a mesma deve ser encerrada. Tanto que Barueri e governo de Barueri já buscam novos horizontes. Este espera iniciar novos projetos, com novos clubes, como Oeste. Já aquele, busca novas cidades para " alojar " a estrutura. Vida de time pequeno não é fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com