" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 21 de março de 2010

Contra tudo e todos


Foto: Agência/O Globo

Final de jogo, 48 minutos do segundo tempo, dois a um Botafogo. Pressão do Flamengo: bola alçada na área, Adriano, consciente, marca seu segundo gol na partida e salva, mais uma vez, o Flamengo. " O Imperador voltou..." canta a torcida rubro-negra, indignada com a imprensa carioca, após a divulgação de diversos episódios polêmicos e desagradáveis envolvendo Adriano e Vágner Love.


E ele voltou mesmo. Desde a sua chegada, Adriano não falhou quando lhe foi preciso. Faltou, sim, a treinos, ignorou algumas determinações, errou. Errou quando não lhe era preciso. Errou somente fora de campo. Mas o suficiente para haver um tremendo estardalhaço e abalar o clima na Gávea. No entanto, dentro de campo ele é perfeito. Decisivo, esforçado, faz de tudo para dar alegrias à torcida da qual faz parte.


Num país onde o panorama político é determinado pela corrupção e ilegalidade, o que um ser humilde, criado na favela, e que conquistou o mundo e o luxo em alguns poucos anos, faz é terrível. Sem motivos. Adriano merece sim ser corrigido, não pode se envolver com o tráfico. É uma pessoa pública, sempre na mídia. Tem de dar exemplo. Contudo, não se pode pedir que Adriano não vá à favela, não fale com seus amigos, independentes de quem sejam. Pode-se exigir - sim, a palavra é esta -que ele não porte armas, não se envolva com o tráfico de drogas, não o financie.


Adriano deve ser criticado sim pelos seus erros, com razão, mas pelas pessoas certas. Não se deve permitir que um político salafrário da vida lhe mostre o caminho, ou por qualquer outra pessoa do tipo. As pessoas, em sua grande maioria, erram diariamente, semanalmente, mensalmente. Seja no trânsito, no cotidiano, na escola, na faculdade, na família, na vida social...Adriano erra quando vai à favela. Mas o que fazer? Lá é seu ambiente. É lá que ele se sente feliz. E mais: é lá que ele retira as forças para resolver um jogo, um campeonato, uma Copa do Mundo.


Portanto, antes de criticar Adriano, bote sua mão na consciência e pense. Pense. Não por segundos, mas por horas, pelo tempo necessário para que chegue à conclusão que você comete erros diariamente. Erros, em muitos casos, muito graves. Verás que Adriano não merece tal alarde. Ele é um ser humano como todos nós. Pode errar. E deve aprender a não fazê-lo mais. Porém, para isso, é fundamental que alguém lhe ajude, lhe oriente. Afinal, mesmo diante de tudo isso, contra tudo e todos, Adriano continua sendo o Imperador. Dentro das quatro linhas.


Um comentário:

  1. Tá aí!

    Gostei de seu post... Todo mundo criticou o Adriano, mas ninguém pensou nos motivos dele...
    Mas q a Imprensa criou um imenso estardalhaço em cima disso criou...

    E enqto isso o Imperador fazia o q faz de melhor... Gols... em cima do Vascaindo e co Foguinho, q achou q ia ganhar e morreu na praia... nos pés do Imperador "farreiro"... mas decisivo!

    Vou te citar em meu blog, deixando seu link, pois gostei de teu texto...

    Boa Semana!

    SRN

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com