" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 30 de março de 2010

Eu confio na Seleção

Ele é ranzinza, teimoso, pragmático, viril, mas, acima de tudo, vencedor. Vencedor em todas as etapas de sua vida. Como jogador e, até então, como técnico. É muito fácil enumerar as conquistas de Dunga como técnico da seleção brasileira. Ele ganhou tudo, tudo mesmo, que disputou. Digo torneios, ou eliminatórias.

Os anti-dungas irão se basear no amistoso contra a Venezuela, em 2008, nos EUA, quando a seleção perdeu por 2 a 0, vergonhosamente. E eu contradigo: era amistoso. Contra a Venezuela, pelas Eliminatórias, foram 4 pontos, sendo um desses pontos no último jogo, com o time já classificado e sem pretensão nenhuma no torneio.

Eu confio em Júlio César, o melhor goleiro do mundo. Em Maicon, o lateral mais completo do mundo e dos últimos anos; em Lúcio e Juan, e até mesmo em Thiago Silva e Luisão, provável dupla reserva, e que dupla! Aí vem o problema, o X da questão: a lateral-esquerda. Não vou mentir. Não confio, ainda, em Michel Bastos. Nem em Marcelo. Muito menos em Gilberto ou Kléber. No entanto, há ainda tempo para Dunga mudar minha opinião e, cá entre nós: uma posição não faz tanta diferença assim. É só o Michel jogar direitinho, fazer um feijão-com-arroz que dá tudo certo...

Continuando...por mais que me critiquem e discordem, eu confio, sim, em Gilberto Silva e Felipe Melo. Gilberto é experiência pura e, bem preparado fisicamente, tem tudo para fazer um bom mundial. Felipe é ótimo jogador, moderno, que jamais fez uma partida ruim pela seleção, apesar de nãoe estar em grande fase no seu clube, a Juve, da Itália. Confio, também, tanto em Ramires como em Elano, ambos que brigam pela posição de terceiro volante, ou melhor, terceiro homem de meio-de-campo, posiçãoe esta a qual, no esquema de Dunga, é uma espécie de meia-direita.

Para terminar, o ataque: confio muito em Kaká, apesar da lesão crônica no púbis. Muito mesmo. Kaká é muito objetivo e, ao mesmo tempo, muito talentoso, muito craque, tem tudo para ser o grande craque dessa Copa. Confio também em Robinho, que prende marcação muito bem, abrindo espaços para quem vem de trás, além de, nos momentos certos, saber fazer a diferença com um drible, ou uma jogada individual.

Luis Fabiano é o cara. É em quem eu mais confio - e se não fosse assim, era para estar muito preocupado. É em quem eui aposto todas as minhas fichas. Vai ser o artilheiro, pelo menos, da seleção e, quem sabe, da Copa. Aos críticos de plantão, eu confio e Dunga e na seleção dele. Aposto que vai dar samba, ou melhor, taça.

2 comentários:

  1. Vc está confiante demais... Foi assim em 98, qdo desistiram de convocar o Romário e o Brasil perdeu a Taça!
    E nesse ano não vai ser diferente... Se Dunga não der o braço a torcer e levar Ronaldinho Gaúcho para a Copa , o Brasil vai perder de novo... E não vai contar com a minha torcida!!!

    ResponderExcluir
  2. Mylla, vc acha mesmo que Ronaldinho atuaria bem entrando ao longo do jogo? Vc se lembra da última vez que aconteceu isso com ele? Ronaldinho é jogador para se ter desde o início do jogo e isso é impossível atualmente com o esquema de Dunga. Dunga não pode - e nao deve -m abrir mão de Robinho para escalar R10.

    E aquela seleção de 98 é totalmente diferente dessa. Principalmente na maneira de jogar. Lembro, também, que, em 2002, Felipão abriu mão da vontde popular, não chamou Romário, montou o time como queria, com 3 zagueiros, sendo muito criticado pela imprensa e acabou no que todos sabemos: título.


    Eu vou torcer sim por ele e pela minha pátria.

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com