" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 3 de março de 2010

Ronaldinho na Copa? Entenda o outro lado...


Que Ronaldinho é craque e pode resolver um jogo numa fração de segundo ninguém duvida. Assim como todos sabem que a fase que Gaúcho vive é muito boa. Até um leigo no assunto admitiria que o R10 poderia ser convocado para disputar a Copa da África. Mas há algumas ressalvas fortes e muito bem idealizadas por Dunga. Será que o craque "aguentaria" o banco? Será que ele corresponderia como em 2002? E a coerência de Dunga, como fica?

Para responder às questões de cima e à principal pergunta - a do título - é preciso entender um pouco o lado de Dunga, a coerência de um trabalho até então impecável. Desde o final de 2007 que Ronaldinho não é chamado para a seleção principal. Nas Olimpíadas foi leavo a força por Ricardo Teixeira e decepcionou. A sua convocação, mesmo que por pressão da imprensa e dos brasileiros, representatia uma quebra no pensamento "dunguista". Quebraria uma das principais virtudes do treinador: a coerência.

Além do mais é de fundamental importância lembrar o episódio ocorrido na Copa América de 2007, quando Kaká e Ronaldinho praticamente se negaram a disputar o torneio pela seleção e por Dunga, por estarem "cansado" após o fim da temporada. Robinho fez justamente o contrário e hoje tem lugar cativo no time de Dumga. É uma das peças chaves da equipe. Outro que pode resolver a qualquer momento uma a partida. E, àqueles que dizem que no banco não haverioa quem pudesse resolver o jogo numa jogada de talento, recomendo que veja uns lances de Júlio Baptista.

Mas vamos lá, vamos tentar pôr Gaúcho na seleção a tempo de jogar a Copa. Logo, surge o primeiro de muitos problemas. Ele joga na faixa de campo ocupada atualmente por Robinho, o fiel-escudeiro do técnico brasileiro. E aí? "Manda pro banco!", apelam alguns. Ronaldinho no banco?? Tudo bem, sigamos a hipótese. Agora, a pressão seria por colocar ele no time titular, mais um motivo de estresse para Dunga e para os outros jogadores do meio, que começam a correr risco de perder suas posições, depois de longos anos se mantendo à disposição do chefe.

É por essas e outras que, neste caso, é muito bom se pôr no lugar do treinador. Esta Copa não é para o Ronaldinho. É a Copa do Kaká, do Robinho, do Luís Fabiano, do Maicon, do Júlio César, do Lúcio. É a Copa de todos aqueles que estiveram em boa parte - senão em toda - das Eliminatórias desde 2007. O camisa 80 do Milan acordou muito tarde para realidade. Agora é aceitar e torcer. Isso mesmo, torcer pelos seus companheiros.

E a nós, brasileiros, resta torcer pela seleção de Dunga. A seleção da coerência, do trabalho, da campanha impecável nas Eliminatórias. A Seleção perfeita nos últimos três anos, que ganhou tudo que disputou. Dunga é trabalho, é seriedade, é coerência. Por mais que o povo queira, já está claro: o grupo está fechado.

15 comentários:

  1. ESSA copa nao é nao do ronaldinho e nem da seleçao brasileira

    ResponderExcluir
  2. Se essa copa não é do Ronaldinho, será da Seleção Brasileira???
    Será que o Dunga é toda essa "encia" aí? Na copa de 98, não levaram o Romário, então no auge da carreira, por implicância e PERDEMOS!
    Então esse ano vai ser a mesma novela??? Isso cansa!
    Pq Robinho não pode disputar a posição com Ronaldinho?
    Eu acho que vc está errado! Inovar as vezes, podev salvar um time da derrota e quem sabe de um vexame maior?
    A Inglaterra está com timaço, vai que o Baril cruza com ela. Vamos ter time prá tanto???
    Acho que ele devia fazer uma forcinha para alegrar a "brasilidade" pq senão vai ter mta gente torcendo contra... Eu mesma serei uma!
    Do que adianta torcer, sabendo q não vamos levantar a Taça???

    Obrigado pela visita!!!

    Vc torce prá q time mesmo???

    SRN

    ResponderExcluir
  3. Fala meu camarada.

    Concordo com seu post.

    A lista da copa já tá fechada. O Dunga só não fala isso com todas as letras, mas já deu a entender isso várias vezes.

    Não sei pq ainda tem gente que tem esperanças de ver Ronaldinho Gaucho, Ronaldo, Neymar, Vagner Love e etc na seleção.

    Fala sério. O grupo é esse, gostem ou não. Está dando resultado, vencendo os jogos mesmo sem jogar bonito... isso é o que importa no final das contas!

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Não levar Ronaldinho é como perder uma peça que superaria a limitação da seleção brasileira atual. Todo mundo sabe: a seleção é limitada. Principais jogadas: contra-ataque e jogada aérea. Quero ver o Robinho num contra-ataque contra os ingleses. Ele vai lembrar do quanto foi medíocre no futebol europeu.
    O fato é que os bons resultados do time de Dunga ocorreram porque ele não jogou contra os grandes europeus (tirando Portugal em má fase, uma Itália desordenada e os reservas da Inglaterra). E os sul-americanos não podem ser considerados parâmetro. Com a pior Argentina dos últimos 30 anos não é de se esperar que o Paraguai tenha sido um dos destaques das eliminatórias.

    ResponderExcluir
  5. Cara Mylla e caro Tiago, vocês se lembram da Copa de 2006? Ronaldinho estava lá, e em grande fase. E aí? ganhamos a Copa?

    Sou um dos poucos que gostam da seleção atual. Creio, sim, no título do jeito que está. O time é bom, sim. Qual foi a última vez que vcs viram Portugal jogar bem de verdade? COntra a Holanda, em 2006? Ah tá... E a Itália? e a Inglaterra, oq ue ela tem demais? Rooney? Uma zaga consistente? É, eles também jogma priorizando a defesa e o jogo aéreo...

    Respeito seus argumentos, muito bem formados por sinal, mas discordo. Acho que, netse ponto, Dunga está certo. Coerência em primeiro lugar.

    E mais: torço para meu país em qualquer situação, independente de quem estiver em campo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Novamente discordo do blog , pois 2006 foi uma palhaçada total ,parreira insistia em laterais decadente a dupla ronaldo e adriano tinah tudo para dar errado e o pior foi que a pré temporada foi feita num tempo de festas na suiça ou seja uma avacalhaçao total , os jogadores entraram no clima da festa e não fizeram nada. Por isso 2006 não é parametro pra nada .E todos sabem, que esta seleçao esta cheia de bons jogadores porem o ronaldinho é sem duvidas pelo menos 1 nivel acima de todos inclusive do kaká , além disso ele mostra estar mais maduro e recuperou a vontade de jogar , ele quer ir a coap . Se ele não for a COpa certamente eu irei torcer contra ele está jogando muito , e discrodo novamnte do blog . PRA MIM ESSA COPA SERIA DO RONALDINHO

    ResponderExcluir
  7. CASO FOSSE PRA COPA RONALDINHO SERIA O JOGADOR MAIS COMPLETO A FAVOR DA SELÇAO E TODO MUNDO SABE DISSO ATÉ O DUNGA , QUE DEVE SE REMOER DE RAIVA ATÉ HOJE DAQUELE DRIBLE DESCONCERTANTE QUE ELE LEVOU

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Discordo plenamente do Luiz Henrique. Como já disse, não acho coerente e correta a convocação do Gaúcho agora. Se ele estivesse jogando toda essa bola ano passado, aí sim, convocaria.
    Mas agora, depois de toda a eliminatória e todas as chances recebdidas, inclusive a forçada nas Olimpíadas de Pequim, que ele nao correspondeu, não é hora de chamar o Gaúcho.

    Repito: Essa é a Copa de Dunga, da defesa sólida, do melhor lateral direito do mundo(MAicon), de Kaká e Robinho e, claro, do matador Luis Fabiano, que tá jogando muita bola. Tenho certeza que esses jogadores irão fazer bonito com a camisa amarelinha.

    ResponderExcluir
  10. Se fosse um time limitado e tals certamente eu torceria para a seleçao mas tendo um craque que se quiser ainda pode ser o melhor do mundo e não leva-lo está fora de questão.
    PERGUNTA MALDOSA:Quem fez um golaço de sumula importância paa o Brasil na caminhada para o penta nas quartas de finais ?
    AFIRMAÇÃO CONTUNDENTE:Ronaldinho é mais jogador que qualquer um na seleção.
    TORCIDA:Por uma lavagem cerebral no Dunga

    ResponderExcluir
  11. Eu levaria o R10. Gosto da atual seleção, sei que ganhou tudo que disputou e sei tb q júlio batista é bom jogador. Mas R10 é R10. Tb sei q ele não joga muito bem pela seleção. Mas já parou para pensar que esta é a última copa dele e q deve estar doido para desfazer a má impressão da última?

    Ele está jogando muito no Milan e não levar o R10 é o mesmo que não ter levado o Romário em 98, um erro. Mesmo q fique na reserva. O J.Batista é bom , mas não tem qualidade para mudar o rumo de um jogo. R10 é diferenciado.

    Vc tem os motivos para não levá-lo e eu concordo com todos eles. Mas imagine se o Brasil perde a Copa justamente por falta de criatividade do meio-campo e tendo deixado o R10 em ótima fase fora do Mundial. Imagine agora o que o dunga iria sofrer. É melhor errar pelo excesso do que pela omissão.

    Abços

    ResponderExcluir
  12. COncordo plenamente com o jefferson, luiz henrique, tiago e com a mylla , certamente essa era para ser a copa do ronaldinho e segundo o blog diz que ele teve varias chances , porem ele teve chances quando estava muito mal no clube na copa depequim ele nao estava jogando nada e chamaram ele e agora que ele ta jogando demais nao dao a chance , porque o dunga nao levou ele pro amistoso , que mancada .

    Concordo com o amigo ali que disse ele é mais jogador que qualquer um da atual seleçao . ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  13. Ninguém, jamais, vai dizer que R10 não é craque. Ele é gênio. Mas temos que entender a filosofia de um técnico que venceu tudo até agora. Não temos que ficar nos restringindo e imaginando as consequências de um "se". "SE" não existe.

    Claro que Ronaldinho decide um jogo quando ele quiser. É craque. Qualquer craque faz isso. Kaká pode fazer isso, mas para isso tem de estar muito bem fisicamente, assim como o Gaúcho. Não acho que o Gaúcho atualmente seja melhor que Kaká, saõ do mesmo nível. Em 2006, ele era anos luz melhor que Kaká, mas hoje não acho, mesmo estando o Kaká em má fase. Numa arrancada daquelas, Kaká decide a partida. Robinho pode fazer isso num drible, como contra a Itália, em março de 2009.

    ResponderExcluir
  14. Parreira tambem ganhou tudo ...
    E o ronaldinho é mais completo que o kaka e que o robinho

    ResponderExcluir
  15. EU TORCEREI PELA PRIMEIRA VEZ CONTRA ESSA SELEÇAÕ RIDÍCULA E SEM BRILHO, PELO AMOR DE DEUS ELE ERROU EM MUITA COISA.... JOSUÉ, ELANO, JULIO BAPTISTA ? ME DIZ QUEM É O BASTOS ? HAAA PORQUE O VÍTOR NÃO FOI? PORQUE ATUA NO BRASIL ? ASSIM COMO O GANSO E O NEYMAR ? (QUEM É O GOMES, DONI ?) ME POUPE... ALGUMAS PESSOAS FALAM TANTO DE COMPROMISSO E COERÊNCIA, O RAMIREZ FOI CHAMADO OUTRO DIA NO ENTANTO FOI CONVOCADO SEM TER SIDO BRILHANTE E QUE DESGRAÇA FEZ GRAFITE PELA SELEÇAO ???? ELE É MELHOR QUE O NEYMARRRR NO MOMENTO ??? ONDE ESTÁ A COERÊNCIA PELO AMOR DE DEUS ??? COM CERTEZA DEVE ROLAR ALGUMA COISA EXTRA CAMPO QUE SUPERAAA A EMOÇAÕ E O SENTIMENTO DO TORCEDOR BRASILEIRO... ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO... QUE SE FODA DUNGA E QUE SE FODA A SELEÇAÕ BRASILEIRA, TORCEREI MUITO MAS MUITO MESMO CONTRA ESSE IDIOTA DESSE DUNGA !

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com