" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 18 de abril de 2010

Eficiência campeã

No melhor estilo Joel Santana versão 2010, o Botafogo derrotou o Flamengo. Abusando, mais uma vez, das bolas aéreas, o Alvinegro não fez uma bela partida. Pra variar, foi eficiente, e acabou premiado com dois gols de pênaltis, que lhe garantiram o título do Carioca, três anos após bater na trave, sempre contra o Flamengo. O Rubro-Negro jogou muito mal, sobretudo Adriano e os zagueiros.

Ronaldo Angelim e Maldonado foram os infratores nas duas penalidades alvinegras. Com uma infantilidade tremenda, ambos ignoraram as advertências do árbitro Gutenberg de Paula, antes das cobranças de faltas alvinegras.Logo Angelim e Maldonado, que tanto se julgam experientes pela idade e pelo vasto currículo...

O fato é que, por mais uma vez no ano, Joel Santana soubre fazer uso de suas armas e explorar os tantos erros da defesa rubro-negra. Andrade, por sua vez, optou por uma cautela excessiva ao escalar três volantes e, logo aos 20 da primeira etapa, perdendo por um a zero, foi obrigado a se desfazer um deles, Toró, dando lugar a Pacheco. O Fla conseguiu, na base da raça e da vontade, empatar no último lance da primeira etapa. Mas de nada adiantou.

Joel precisou ousar. E o fez, como um bom técnico. Colocou Edno e Caio. Em mais uma bola aérea, conseguiu o segundo gol, novamente de pênalti. Diferenetemente da primeira cobrança simples de Herrerra no meio do gol, desta vez quem bateu foi Loco Abreu, que fez jus ao apelido de louco e deu uma 'cavadinha', no meio do gol, ao melhor estilo Zinedine Zidane.

Restou, então, ao Botafogo usar um de seus maiores artifícios: a compactação da zaga e a marcação forte na zaga, saindo nos contra-ataques. O Fla, perdido como Andrade nas substituições, pressionava sem vertentes. Inútil. Na base das bolas aéreas, e dos recursos limitados do seu time, Joel Santana conquistou seu oitavo título Carioca. Num campeonato inchado, sem graça e bastante criticado, os times que tentaram jogar bonito não tiveram vez. A eficiência de um time de pura disposição foi mais do que suficiente.

2 comentários:

  1. Mais uma vez, o Flamengo desperdiçou a chance de ser tetra...
    Mas não acho que o time tenha jogado mal! O que faltou ao time foi justamente o que o Joel explorou...
    O Andrade armou mal o time. Se tivesse optado por Fabrício, no lugar do Angelim, talvez tivéssemos uma chance.
    Os lances dos penaltis forma infantis mesmo!
    E na hora que o time mais precisava do Adriano, ele "pipocou"...
    Mudei de opinião... O Adriano é um belo pipoqueiro...
    Agora ou o Andrade ganha a classificação para a Libertadores na quarta ou estará fatalmente DESEMPREGADO!!!

    SRN

    ResponderExcluir
  2. Continuo achando que a palavra "pipoqueiro" é muito injusta praa Adriano, principalmente por tudo que ele já fez pelo clube.

    Na minha opinião, o Fla jogou muito mal ontem, sem padrão de jogo. Michael, que era pra ser o grande organizador do time, apesar de ter feito a jogada do gol de empate, foi muito inconstante no jogo, prendendo muito a bola. O lado esquerdo da zaga estava terrível.

    Foi uma obrq conjunta de todo o time. poucos se salvaram de críticas, caso de David e Vágner Love, e, em menor escala, Léo Moura.

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com