" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Santos de 45 minutos


Bastaram 45 minutos para o Santos se classificar para a final da Copa do Brasil, ao vencer o Grêmio, na Vila Belmiro, por 3 a 1, com gols de Ganso, Robinho e Wesley. Gols não, golaços. Com um primeiro tempo desligado, a Molecada da Vila precisou acordar no segundo tempo, quando mostrou o porquê de ser o melhor time do Brasil no momento. Na final, enfrentará o Vitória, que eliminou o Atlético Goianinense, vencendo, em casa, por 3 a 0.


O árbitro Marcelo de Lima Henrique apitou ao melhor estilo europeu, deixando o jogo correr. Foi muito bem na partida, serve de exemplo para outros futuros profissionais. Soube lidar com o nervosismo no fim do jogo e distribuiu vermelhos na hora correta. Exceção à regra brasileira, Marcelo merece elogios pela atuação desta quarta-feira, quando nem protagonista foi, novidade no futebol brasileiro.


Dorival , sem Arouca, optou por Rodriguinho, volante que fez - e bem - um papel extremamente defensivo, liberando Léo para o ataque. Deu certo durante boa parte do jogo.Na primeira etapa, porém, foi o Grêmio quem assustou, criando chances bem mais perigosas que o time de Dorival, que penava na marcação. Sem conseguir reter mais a bola no ataque, o Peixe disperdiçava muitas oportunidades pelo nervosismo e pela ansiedade. Ganso, apagado, nem de longe lembrava o meia fantástico que encantava o Brasil. Apesar disso, Robinho fazia grande partida.


Na segunda etapa, o time da casa voltou completamente atento. Dominando a posse de bola e pressionando o Grêmio, o gol santista parecia uma questão de segundos. E era mesmo. Logo aos 5, Ganso, que jogou mal, acertou um chutasso do meio da rua. Primeiro golaço do jogo. O panorama da partida ficou perfeito para o time comandado por Júnior. Agora, restava ao Santos se defender com eficiência e explorar a rapidez de seus garotos nos contra-ataques.~


Ficou melhor ainda para o Peixe, quando André, sem olhar, num contra-ataque fulminante, deixou Robinho, o craque do jogo, cara-a-cara com Victor, que, adiantado, nada pôde fazer, a não ser olhar do lugar mais privilegiado do campo o lindo toque de cobertura que Robinho deu. Segundo golaço, dois a zero Santos. Esse gol mostra nitidamente uma das maiores virtudes deste time santista: o entrosamento. Os santistas então pensaram: "jogo resolvido". Que nada, contra o Grêmio, nada está resolvido. Não até o juiz apitar o fim do jogo.


E o Grêmio quase complicou. Após cobrança de falta magistral de Douglas, Jonas, muito bem na aprtida, atés ser expulso no fim, raspou de cabeça, e Rafael marques, em condição ilegal, empatou, após rebote de Felipe. Silas logo pôs Leandro em campo, jogando o time para frente, em busca do empate e da classificação. Arriscado, pois os temíveis contra-ataques da Molecada cresceriam em número, gênero e grau. Não deu outra. Logo depois, Wesley recebeu ótimo passe pela esquerda, deu um lindo drible da vaca em Edilson, tirou também Victor, antes de bater de perna esquerda para o gol vazio. Terceiro golaço, três a zero Santos. Jogo resolvido, agora sim. Bastou um tempo. A magia desses garotos é impressionante. Nem o tempo determina quando e onde parar ou começar.

2 comentários:

  1. Olá, tenho um blog sobre o Chelsea e gostaria, se possível, de fazer parceria com seu blog. Já, inclusive, adicionei como parceiro. Aguardo retorno. Obrigado.

    http://chelseanewsbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi !
    Parabéns pelo blog, muito bom !
    já estou seguindo !
    também sou apaixonado por futebol, passa lá no meu blog quando puder !

    Abraço !

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com