" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quinta-feira, 14 de abril de 2011

Invicto no ano, Coritiba está a três vitórias de fazer história















O Coritiba talvez não tenha um meia do nível de Djalminha, nem alguém que arme e conclua jogadas como Rivaldo. Muito menos um treinador como Vanderlei Luxemburgo. Mas se vencer os próximos três jogos, a equipe comandada por Marcelo Oliveira igualará o feito de um dos melhores Palmeiras de todos os tempos, o de 1996, campeão paulista invicto. Há 15 anos, o alviverde paulista venceu 21 partidas seguida. Com a vitória sobre o Caxias do Sul, pelo jogo de ida das oitavas de finais da Copa do Brasil, em pleno Couto Pereira, o Coxa chegou à marca de 19 triunfos consecutivos.

Se não bastasse a incrível série de vitórias seguidas, o Coritiba ainda pode se gabar de ser, ao lado do Flamengo de Ronaldinho e do próprio Luxemburgo, um dos dois únicos clubes invictos no ano no país. Já são 26 jogos, e apenas 2 empates. Um aproveitamento incrível, que enche a torcida de esperança para o Brasileirão e para as finais do Paranaense. Enfim parece ter chegado a hora do Coxa voltar a ser grande em âmbito nacional e, quem sabe, continental.

O time hoje comandado pelo praticamente desconhecido Marcelo Oliveira surgiu da base montada por Ney Franco, no ano passado, que culminou no título brasileiro da série B de forma antecipada. Sem querer inventar, Oliveira deu continuidade ao trabalho de Ney, que mantém contato com o sucessor, passando informações e, sobretudo, orientações privilegiadas.

Somados ao entrosamento de jogadores que já se conheciam bem e atuavam juntos há mais de um ano, chegaram reforços importantes, como o lateral Eltinho e o meia Davi, ambos vindos do Avaí, após o Brasileirão do ano passado. Revelado pelo Paraná, o lateral não demorou para se encontrar no Couto Pereira, onde se firmou após passagens apagadas por Flamengo e Avaí.

No entanto, foi o meia, que chegou a fazer boa dupla com Caio no primeiro semestre de 2010 pelo time catarinense, mas que, após contusões, caiu bastante de produção no decorrer da temporada, quem melhor se achou no 4-2-3-1 de Marcelo. São de seus pés que saem as principais jogadas coxa-brancas.

E ainda tem o atacante Bill, que não se firmou no Corinthians e, enfim, achou seu lugar ao sol. Ele é o definidor de jogadas do Coritiba. Nesta quinta, fez três na goleada sobre o Caxias. E ainda foi expulso por demorar demais na comemoração do último gol. A alegria de quem busca uma boa sequência de atuações convincentes por nada seria abalada, contudo. E Bill saiu sorrindo, ciente de que está fora da partida de volta. Sem problemas. Afinal, seu reserva imediato não preocupa a torcida: Leonardo também vive boa fase no Couto Pereira. E ainda tem o Anderson Aquino...

Com um elenco recheado de boas opções e o time rendendo muito mais do que esperado, Marcelo Oliveira só tem a sorrir. A sua única preocupação no momento é continuar vencendo para bater recordes. Um título paranaense invicto seria algo fenomenal. É isso que a exigente e gigante torcida coxa-branca espera.

O problema, todavia, é que um desses três jogos é justamente um Atletiba. E na Arena da Baixada. Logo depois de encarar o Bom Jesus fora de casa. De fato, não há teste maior para um time que quer brigar contra os grandes do país. Independente do futuro próximo, para a torcida o atual início de ano do Coritiba já é histórico. E nada muda isso.

3 comentários:

  1. Realmente esse time vem surpreendendo, agora esperemos o time na fase mais complicada da Copa do Brasil e no Brasileirão. Mas hoje esse time só fica atrás do Cruzeiro. Torço pra que consigam bater esse recorde, e como você disse, esse time sem bater esse recorde já está fazendo história.

    Ótimo post, parabéns! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Ai tipo realmente o time do Coxa a bom esse ano , mas po o segundo melhor time do Brasil é forçar um pouco de barra nao podemos esquecer flamengp que r10 nem do santos que neymar e a ave da família anatidae(ganso mercenario) e nem o grande tricolor paulista que tem o lucas (nao o imbroinise)e o luis fabiano , além do rogerio ceni, do alex silva, do jean, do rivaldo , do fernandinho, do miranda, do dagoberto, do marlos , do ilsinho e do casemiro.... Fora isso , ótimo texto muito sucesso pra vc Lucas , seus textos tao cada vez melhores...

    ResponderExcluir
  3. Lucas, realmente o coxa vem fazendo um grande trabalho, pena que pouco divulgado, até mesmo por questão mercadológica as tvs sempre dão mais impotância aos clubes do sudeste, mas acredito em um grande ano do coxa.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com