" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sábado, 3 de outubro de 2009

O perigo de um grupo fechado

Não falta tanto tempo assim para a Copa do Mundo de 2010, na África, e pelo que se pode observar Dunga tem seu grupo quase deifinido. Suas grandes dúvidas são em relação aos reservas, uma vez que as onze vagas titulares já estão definidas. Até a sempre contestada lateral-esquerda ganhou um novo ar, de qualidade, de tranquilidade, com o eficiente André Santos.

Do goleiro intocável ao centroavante descoberto por ele, Dunga conseguiu montar um time com a sua cara, o seu jeito. A pegada dos volantes, a marcação eficiente dos laterais e os contra-ataques mortais puxados pelo trio Kaká-Robinho-Luís Fabiano enalteceram seu trabalho e levantaram sua moral.

Infelizmente, o grande problema de sua equipe são as lesões. Elas chegam de repente e modificam o padrão do time, caindo de produção. A grande preocupação do Gaúcho de Ijuí é na recorrência das mesmas, acarretando consequências pesadas para o mundial do ano que vem. Entre as principais, as que afetam o zagueiro titular Juan são as mais alarmantes.

Peça principal da equipe, o carioca que joga no Roma é obrigado a manter a calma que o consagrou dentro de campo no seu tratamento. Seus músculos, principalmente os da coxa, parecem ter envelhecido precocemente, ao inverso de seu futebol. Problema parecido atinge seu companheiro Lúcio, porém este em menor escala, mas sem perder a manutenção da preocupação. Afinal, a dupla de zaga tem sido um dos - senão o -pontos mais fortes da equipe de Dunga.

A sorte do técnicoo brasileiro é o fato dos reservas não estarem comprometendo. Exemplo disso foi a última atuação de Luisão, contra a Argentina, na qual foi eleito um dos melhores da partida por toda a imprensa esportiva.

Mas Dunga sabe que não pode contar com a sorte no Mundial da Áfricaha. Em seu planejamento, a disciplina a substitui. E, para não correr riscos, não é tão bom que seu grupo seja restrito. Justamente pelo fato de ocorrerem lesões. É preciso que Dunga busque nomes para segundas opções. Tudo para não correr riscos. Riscos que quase o fizeram perder o cargo que tem atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com