" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 13 de dezembro de 2009

Para retomar o sucesso


Renato Gaúcho acabou de ser anunciado pelo presidente do Bahia, Marcelo Guimarães, como o novo técnico da equipe. O projeto de um ano, inicialmente, parece muito ser o ideal para ambas as partes e consequentes ambições. Tanto o Bahia, como o próprio Renato, precisam voltar a ser "grandes", a montar times competitivos e retomar o sucesso que os dois tanto obtiveram em suas trajetórias.


Desde 1988, o Bahia não ganha um título de importância nacional e desde 2001 não conquista um título estadual, um jejum que incomoda muito a imensa e fanática torcida baiana, considerada por muitos a maior do Nordeste. Em 2003, depois de ser humilhantemente goleado por 8 a 0 pelo Cruzeiro, o Bahia caiu para a segundona do Brasileirão, e até hoje não conseguiu voltar à elite. Os motivos são diversos e variam entre direções amadoras sem planejamentos corretos até crises entre torcida e jogadores/diretoria. A grandeza do Bahia não pode dar lugar a isso. É necessário uma mudança, uma transformação.


Transformação esta que necessita de nomes de peso e, quanto mais cedo for posta em prática, melhor. Por isso, a escolha de Renato Gaúcho como técnico. O falastrão do sul tem um perfil apropriado para isso e muita personalidade, conferindo-lhe extremo poder. É claro que Renato não fará nada sozinho. Precisará ser auxiliado por uma direção competente e uma torcida paciente, pois nada se transforma do nada. É preciso tempo, planejamento, projeto. E nisso, pelo menos, a atual diretoria está mostrando empenho. A má campanha na Série B do ano passado, evidencia a necessidade da chegada de novas caras, inclusive dentro de campo. Com um elenco ultrapassado e, no geral, fraco serão precisos também novos reforços.


No entanto, apesar de todos os problemas e, sem poder jogar em casa desde 2008 - no fim de 2007, parte da arquibancada da Fonte Nova caiu e o Bahia teve de perder sua casa, passando a jogar em Pituaçú - , a diretoria acertou, a meu ver, na contratação de Renato Gaúcho. Ele não faz um obm trabalho desde 2008 ,quando levou o ótimo time do Flu à final da Libertadores. Tem, agora, em suas mãos, uma excelente oportunidade para planejar um projeto vencedor, levar o Bahêa à elite e se consolidar de vez como um grande técnico. Quem sabe Renato não perde a fama de "rebaixador de times" e ganha uma de salvador.
Foto de Jorge William/Agência O Globo

Um comentário:

  1. Não consigo enxergar no Renato um bom montador de elencos, um headhunter eficiente. Gostei muito dele no Vasco, mas sua insistência em montar todos os seus times no 3412 engessa seu trabalho e complica a adaptação se o time não render dessa forma.

    O início do trabalho será muito cobrado e questionado, até por essas questões de pressão por títulos. Acredito que seria a hora de um perfil mais conservador.

    Abraços!

    htpp://jornalismoesporteclube.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com