" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Gasperini foi a vergonha de Milão. Figo é opção interessante

Uma pequena demonstração do conhecimento tático de Figo, orientado na imagem por Felipão


Foram cinco partidas e quatro derrotas. Desempenho pífio para quem deveria brigar por títulos nas competições que disputa. Visivelmente sem o controle do time, perdido em todos os aspectos, Gian Piero Gasperini provou que não está preparado para assumir uma equipe do tamanha da Inter de Milão. Depois de uma temporada muito boa à frente do Genoa, terminando o campeonato italiano na quinta colocação, foi a vergonha de Milão. Superou até mesmo os piores momentos dos seus antecessores Leonardo e Rafa Benítez.

Demitido nesta quarta-feira, o técnico pode dar lugar ao português Luís Figo, que se aposentou jogando com a camisa da Inter. O ex-jogador concorre, segundo a imprensa italiana, com os italianos Claudio Ranieri, ex-Juve, e Delio Rossi, que faz trabalho mediano no modesto Palermo. Apesar de mais experientes, os italianos não parecem ser a melhor opção no momento, que é de mudança, transformação. Daí se tornar bastante interessante uma aposta em Figo.

Meia cerebral, brilhante por onde passou, Luís Figo sempre teve ótima visão de e do jogo, além de um senso tático impressionante. Inteligente dentro e fora de campo, é daqueles ex-jogadores que podem, facilmente, continuar trabalhando no ramo futebolístico. Sobretudo como dirigente ou...técnico de futebol. Ainda sim, seria apenas uma aposta da diretoria, sem a menor previsibilidade de sucesso ou insucesso. Definitivamente, uma aposta.

Há bons e maus exemplos de jogadores do mesmo nível de Figo e com as mesmas características do português que deram ou não certo como técnicos ou dirigentes. Zico é um bom exemplo como técnico; um péssimo como dirigente. Leonardo era ótimo meia, não foi bom técnico mas é excelente dirigente. A verdade é que os fatos variam de acordo com a heterogeneidade dos exemplos.

E não custa nada apostar em Figo. Pelo jogador e profissional que foi e ainda é, por conhecer quase todos no grupo de jogadores e funcionários do clube, por ser querido pela torcida e por milhões de outros motivos menores. A Inter precisa de uma mudança, talvez de uma renovação. Nem que seja uma renovação de ânimo. Figo parece ser o cara certo. Ou, ao menos, a melhor opção no mercado.

Enfim, não custa apostar em Figo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com