" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tite mexeu bem, decidiu. E Ronaldinho joga sozinho no Flamengo




Quarenta e cinco minutos. Falta para o Flamengo no meio de campo. Ronaldinho está cansado. Mas se esforça para jogar mais uma bola na área. A zaga corintiana alivia o perigo. Ronaldinho põe as mãos na cintura, e perde o foco. Totalmente desestimulado, parece não acreditar no que vê. Depois de tudo que fez, tem de aceitar mais uma derrota. Já são 7 jogos sem vitórias.

O curioso é que são os próprios companheiros que desmotivam Ronaldinho. A zaga falha feio todo jogo; Willians nem de longe lembra mais o volante dos desarmes certeiros e dos passes menos errantes; Maldonado, sem ritmo, enfraquece ainda mais a marcação no meio; e pra piorar, Thiago Neves segue apagado, diminuindo o leque de opções ofensivas, já esvaziado pela inoperância incrível de Deivid. A verdade é que Ronaldinho joga sozinho. Menos mal que Felipe também vai bem, salvando o time de resultados piores.

Se não fosse o camisa 1 rubro-negro, os 2 a 1 aplicados pelo Corinthians nesta quinta-feira, no Pacaembu, poderiam ter se transformado facilmente numa goleada impiedosa. Até porque o time de Tite gosta de atacar, tem ritmo ofensivo interessante e costuma manter a força ofensiva durante boa parte dos 90 minutos. Às vezes, o time cai de produção e as jogadas não fluem em determinada parte da partida. É aí que o treinador entra em ação.

Assim como em outros jogos no ano, Tite voltou a mexer de forma decisiva. Mesmo tendo visto seu time dominar o jogo durante os dois tempos e merecer a vitória, precisou tirar Willian do banco para mudar o panorama do jogo. No 4-3-3, abriu ele e Emerson pelos lados para forçar os cruzamentos na área, temor de Luxemburgo.

Deu mais do que certo. Virada. Com show de eficiência de Liédson. E muita disposição e, sobretudo, confiança. Virtudes das quais, atualmente, o Flamengo não pode gozar. É difícil cravar perspectivas. Mas, sem dúvidas, é difícil crer que o time de Luxa siga firme na briga pelo título.

2 comentários:

  1. Eu sou rubro-negra. E não gostei do resultado de ontem... Mas não vi o jogo, e pelo que li no post, talvez tenha sido um erro tático do Wanderley ter escalado o Maldonado que vinha de lesão e não estava entrosado no grupo. E como disse:
    "Ronaldinho põe as mãos na cintura, e perde o foco. Totalmente desestimulado, parece não acreditar no que vê."

    UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO...

    Estamos precisando de um banho de descarrego... Daqueles bem pesados mesmo, pq só mesmo uma uruca bem grave como essa faz o time despencar do 2º para o 5º lugar!

    Precisamos de energia positiva!

    SRN

    ResponderExcluir
  2. Lucas,

    O timão jgou como pode jogar todo o potêncial de seu elenco, com vontade e com inteligência, mereceu a vitória sem nenhuma duvida.

    Já o mengo, nessas últimas rodadas, o time beira a mediocridade, parece coisa de time pequeno, sem expressão, sem camisa, sem história. Perder faz parte do negócio, mas perder querendo perder e jogando para perder é inexplicável. Perdeu o padrão de jogo, erra passe de um metro, não consegue fazer um único cruzamento correto, Leo Moura, Thiago Neves e Willians, vem muito abaixo do normal. A zaga é uma piada, falta um matador que consiga jogar pelo menos para segurar a bola no ataque. E para piorar, ouvindo a coletiva de Luxemburgo pós jogo, ainda tive que houvir que o resultado foi normal, que jogar contra o Corinthians no Pacaembú é difícil e que o time até se comportou bem.... como diria Gerson, o canhota, "é brincadeira!!!". É bom o mengo acordar para a vida.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com