" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lucas não pode ser reserva. E Cortês é a boa nova para Mano

( Foto: Reuters ) Lucas e Cortês comemoram um dos gols com Borges e Neymar

O Brasil tinha o jogo sob controle, mas arriscava pouco. Contra um Argentina completamente fechada, era difícil encontrar espaços para adentrar a grande área e finalizar. Era necessário apelar à individualidade. Assim, quase que Lucas e Neymar abriram o placar. Mas foi em um rápido contra-ataque, iniciado por Cortês, intermediado com um passe inteligentíssimo de primeira de Danilo e concluído com muita velocidade pelo melhor em campo, o garoto são-paulino Lucas, que o Brasil abriu o placar em Belém.

Lucas foi o melhor em campo mesmo só tendo jogado até a metade da segunda etapa. Ele não pode ser reserva de Fernandinho ou Jádson. Pela promessa que é, e pelo que joga com a camisa amarelinha, precisa ser titular. Nesta quarta, esbanjou disposição, velocidade e intensidade com a bola nos pés. Sem ela, voltava para ajudar como Ronaldinho, dessa vez o meia-articulador central do 4-2-3-1 armado pelo técnico Mano Menezes. Na linha de armadores, ao lado do Gaúcho, à esquerda jogava Neymar e à direita Lucas.

O camisa 7 poderia ter tido ainda melhor atuação se Danilo tivesse o ajudado mais. Sem subir muito ao ataque, o lateral-direito não criava uma alternativa para Lucas, duplamente marcado por Guiñazu e Papa. Justamente o contrário do que acontecia na esquerda, onde Neymar tinha o apoio constante de Cortês, o segundo melhor jogador da partida, grata surpresa para Mano Menezes.

Foi do lateral botafoguense que saíram as jogadas dos dois gols. O primeiro em belo contra-ataque. O segundo, em jogada pelo lado esquerdo, com direito a cruzamento primoroso de Diego Souza, que havia acabado de entrar, para conclusão mascada de Neymar.

Com Fred em campo no lugar de Borges, que fez ótimo primeiro tempo mas caiu de produção no segundo, o Brasil teve chances de construir uma goleada. Mas preferiu dar show. Dribles, passes de efeito, gritos de olé e uma apresentação digna de astros como Neymar e Ronaldinho Gaúcho.

Campeão com merecimento. Campeão com sobras. Campeão em casa, como todos esperam que seja em 2014. Com Neymar e Lucas. Com Ronaldinho e Cortês? O tempo responderá.


Um comentário:

  1. Lucas,
    temos muitos pontos positivos a comemorar, Lucas Cortês.... não é para tanta euforia, todos sabem, até mesmo a seleção e Mano. Mas valeu a experiência.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com