" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Seleção do Campeonato Brasileiro 2011

Um campeonato tão equilibrado, disputado e emocionante, é difícil uma seleção de jogadores não gerar questionamentos. O caráter subjetivo das escolhas se mantém e as discussões se intensificam. Mas não há como não palpita. Eis a seguir a minha seleção:

Goleiro: Felipe(Flamengo) - O mais regular. Mesmo na péssima fase do time, fez defesas importantíssimas, salvando o time. Se manteve em bom nível durante todo o campeonato. Pegou pênalti, falta, fez defesa em cima da linha...Um goleiro completo e ameno às críticas. Levou a melhor sobre Fernando Prass e Marcelo Lomba, que pegou muito, também, pelo Bahia.

Lateral-direito: Bruno(Figueirense) - Uma das revelações deste Brasileiro. Um monstro com a camisa 2 do Figueirense, mesclando bem as funções defensivas com as ofensivas. Teve um baita professor para ajudar na área técnica. Superou Fágner, do Vasco, e Alessandro, do Corinthians, que cresceu muito na reta final, não mais que Bruno.

Terceiro-zagueiro: Dedé(Vasco) - Um campeonato mitológico, com desarmes, assistências e gols. Não há zagueiro melhor no Brasil. Atrás dele, Leonardo Silva, do Atlético Mineiro, e Rhodolfo, São Paulo.

Zagueiro-central: Leandro Castán(Corinthians) - Regular, sério, seguro. Independente do companheiro de zaga. Vive o melhor momento da carreira. Venceu Réver, do Galo, e Anderson Martins, que deixou o Vasco para jogar no mundo árabe.

Lateral-esquerdo: Junior Cesar(Flamengo) - Ajeitou os problemas do setor no time rubro-negro e se consolidou como o melhor da posição no torneio em meio ao péssimo final de ano que a concorrência fez, como Cortês do Botafogo. Dodô, do Bahia, que rompeu os ligamentos cruzados do joelho após uma entrada criminosa de Bolívar, do Inter, também merece menção.

Primeiro volante: Rômulo(Vasco) - A segurança de sempre na proteção à zaga, aliada à qualidade do passe na saída de bola, o transformam num volante inigualável. Até nos seus piores dias. Versátil, foi segundo volante e até meia durante a temporada. Teve a forte concorrência do constante Ralf e do promissor Wellington, do São Paulo.

Segundo volante: Paulinho(Corinthians) - Uma das escolhas mais óbvias. Um dos melhores jogadores do campeonato. Destaque absoluto do time campeão. Um volante com pés de meia. Moderno. Decisivo. Extremamente promissor. Venceu, com sobras, Marcos Assunção, do Palmeiras, e Renato, do Botafogo.

Meia-armador pela direita: Diego Souza(Vasco) - A força característica de anos anteriores era suficiente para o classificar como um dos melhores do ano. De quebra, ainda foi muito decisivo, ganhando jogos sozinhos, como na goleada por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, em Sete Lagoas, quando marcou os três gols e foi o dono do jogo. Belas atuações em clássicos e jogos difíceis fora de casa. Um camisa 10 completo. Levou a melhor sobre os ótimos Montillo, do Cruzeiro, e o irregular, porém extremamente decisivo Thiago Neves, do Flamengo.

Meia-armador pela esquerda: Alex(Corinthians) - Jogou menos da metade do campeonato, o suficiente para provar que, se tivesse o jogado por inteiro, certamente seria candidato a craque. Até quando começou no banco, entrou bem e fez a diferença. Aproveitou a queda de rendimento de Ronaldinho Gaúcho e as oscilações de Felipe, do Vasco.

Atacante 1: Fred(Fluminense) - O melhor centroavante do país. Pena que só entrou para vencer no segundo turno. Inigualável dentro da área. Na frente de Leandro Damião, que penou pela lesão muscular que o afastou de boa parte da competição, e Anselmo, do Atlético Goianiense, uma das melhores surpresas da competição.

Atacante 2: Borges(Santos) - Seria injusto deixar de fora da Seleção o monstro dos gols. O homem que chegou no meio da viagem e logo quis sentar à janela do ônibus. E conseguiu. 23 gols não são para qualquer um. Mas esta vaga poderia muito bem ser do craque Neymar, também. Menção honrosa para Loco Abreu, eficiente dentro de campo, lúcido e inteligente fora dele.

Técnico: Tite(Corinthians) - Contra tudo e todos, montou um time sensacional, administrou um grupo de jogadores campeão e não poderia receber outro prêmio, senão o de campeão. Baita profissional. Merecedor do sucesso. Também merecem elogios Cristóvão Borges, do Vasco, e Cuca, que livrou o Galo de um rebaixamento quase prescrito no início do campeonato.


Revelação: Wellington Nem(Figueirense) - Impressionou pela velocidade e ousadia com que trabalha a sua canhota. Craque de uma das sensações do campeonato, o Figueirense. Levou a melhor sobre Bernard, do Galo, e Osvaldo, do Ceará.

Craque: Dedé(Vasco) - Um mito. Por tudo que fez, superou a genialidade de Neymar. Um zagueiro completo, que por vezes, virou meia e centroavante. Candidatíssimo a um lugar na Seleção Brasileira.

Melhor árbitro: Leandro Vuaden - Só porque tinha de escolher um. O menos pior. E, mesmo assim, ruim.

Um comentário:

  1. Nossa o vasco levou muitos titulos mesmo nessa eleicao!! mais o Flamengo pelo menos nao ficou de fora. teve seus jogadores destaques!!

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com